Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Amaral, Brendon William | - |
Autor(es): dc.creator | Lira, Edna Karina da Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Barros, Gilmar Gomes de | - |
Autor(es): dc.creator | Miranda, Angélica C. D. | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:12:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:12:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/12459 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/765711 | - |
Descrição: dc.description | GT 1 - Educação, política e sociedade | - |
Descrição: dc.description | Em uma sociedade que a informação está explícita, em contrapartida, o hábito de ler está cada vez mais escasso é importante ressaltar que a biblioteca escolar, por ser muitas vezes a primeira fonte de leitura do ser humano, deve ser o elemento primordial para incentivar essa prática, e o bibliotecário por sua vez deve se envolver em práticas estudantis para exercer o seu papel de mediador da informação. O presente trabalho tem por objetivo demonstrar quais os meios que os bibliotecários utilizam para exercer seu papel, bem como identificar os recursos disponíveis na instituição e analisar em que nível está a procura que alunos e professores têm para com a biblioteca e seus serviços. Trazendo um levantamento bibliográfico com autores que abordam o assunto e posteriormente formando um questionário para ser aplicado aos profissionais das bibliotecas da rede municipal da cidade de Rio Grande. Com os resultados obtidos pode-se afirmar que a biblioteca escolar vem mudando, cada vez mais, o bibliotecário vem buscando meios para exercer o seu trabalho e contribuir para a educação, mas é preciso que as políticas mudem para que o profissional efetivamente contribua lado a lado com as práticas pedagógicas das instituições. | - |
Descrição: dc.description | Sim | - |
Descrição: dc.description | In a society where information is explicit, but in return the habit of reading is increasingly scarce, it is important to emphasize that the school library, since it is often the first source of reading for the human being, must be the primordial element for encourage this practice, and the librarian in turn should engage in student practices to play his or her role as mediator of information. The purpose of the present work is to demonstrate the means that librarians use to play their role, as well as to identify the resources available in the institution and analyze the level at which students and teachers are looking for the library and its services. Bringing a bibliographical survey with authors that approach the subject and later forming a questionnaire to be applied to the professionals of the libraries of the municipal network of the city of Rio Grande. With the results obtained it can be affirmed that the school library is changing, the librarian is increasingly looking for ways to carry out his work and contribute to education, but it is necessary that the policies change so that the professional effectively contributes side to pedagogical practices of institutions. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | N/A | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biblioteca escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bibliotecário | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mediador da informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biblioteca escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bibliotecário | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mediador da Informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | School library | - |
Palavras-chave: dc.subject | Librarian | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information Mediator | - |
Título: dc.title | Bibliotecários das escolas da rede municipal, da cidade de Rio Grande e o seu papel de mediador da informação | - |
Título: dc.title | Librians of the municipal network of schools from Rio Grande city and its role as mediator of information | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Anais de Evento | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: