Uma proposta de sequência de ensino sobre energia: algumas formas e conversão

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Ladário da-
Autor(es): dc.contributorZarro, Carlos Augusto Domingues-
Autor(es): dc.contributorCarvalho-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5071361070279561-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3743563498830737-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4207417342090177-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8148904322500734-
Autor(es): dc.creatorOliveira Junior, Glauco Cesar Nogueira de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:12:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:12:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-07-11-
Data de envio: dc.date.issued2019-07-11-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/10404-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.22409/PROFIS.2019.mp.05411509793-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/765693-
Descrição: dc.descriptionO trabalho a seguir consiste em uma proposta de sequência didática sobre o conceito de energia, tema inserido no currículo mínimo da 2a série do ensino médio para alunos da rede estadual do Rio de Janeiro. A fim de realizar este trabalho, foram levadas em consideração a legislação educacional e algumas teorias de aprendizagem, aplicadas à física que serviram de alicerce no desenvolvimento da sequência e nortearam a aplicação em sala de aula da sequência didática. O tema escolhido foca no ensino de energia, envolvendo energia mecânica e sua conversão em energia elétrica. Para enriquecer a discussão ilustrou-se a conversão de energia térmica em elétrica, estimulando uma discussão acerca do uso de outras formas de energia, assim como energias renováveis. Como produto associado a esta dissertação, elaborou-se um documento à parte, capaz de ser usado por docentes do ensino básico para aplicar essa proposta em sala de aula-
Descrição: dc.descriptionThe following thesis consists of a proposal for a didactic sequence on the concept of energy, a theme inserted in the minimum curriculum of the 2nd grade of high school for students of the state network of Rio de Janeiro. In order to carry out this work, educational legislation and some theories of learning, applied to physics that served as a foundation in the development of the sequence and guided the application in the classroom of the didactic sequence were taken into account. The chosen theme focuses on the teaching of energy, involving mechanical energy and its conversion to electric energy. To enrich the discussion, the conversion of thermal energy into electrical energy was illustrated, stimulating a discussion about the use of other forms of energy, as well as renewable energies. As a product associated with this dissertation, a separate document was prepared, capable of being used by teachers of the basic education to apply this proposal in the classroom-
Descrição: dc.description125f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de física-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem significativa-
Palavras-chave: dc.subjectEnergia-
Título: dc.titleUma proposta de sequência de ensino sobre energia: algumas formas e conversão-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.