Sistema de apoio a criança com câncer

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBalbi, Helga Dolorico-
Autor(es): dc.contributorMartins, Simone de Lima-
Autor(es): dc.creatorSilveira, André Luis Alves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:12:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:12:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-18-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-18-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/31522-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/765691-
Descrição: dc.descriptionO INCA estima que, para cada ano do triênio 2020/2022, sejam diagnosticados no Brasil 8.460 novos casos de câncer infantojuvenis. Porém, conforme observado em estudos, o tratamento para crianças e adolescentes não deve ter o foco exclusivo no aspecto medicamentoso, mas, principalmente, no atendimento emocional e psicológico desses jovens que estão passando por um sério período de dificuldades, inclusive para compreender o que está acontecendo com o seu próprio corpo e o impacto dessas transformações na sua rede de afeto e proteção, formada pela família e amigos. Nesse sentido, a escritora e pesquisadora Vanessa da Rocha Maia, enfermeira especializada na assistência de pacientes onco-hematológicos, criou o projeto Letras e Canções que Ajudam a Entender com o intuito de elaborar um material pedagógico que auxiliasse familiares, educadores, profissionais da saúde e, sobretudo, as crianças a lidar com os desafios que envolvem o tratamento do câncer. Com isso, a pessoa jovem que lê o livro pode se reconhecer e se ver respeitada em seus direitos humanos e perceber que está tudo bem sentir medo, dor, incerteza – sentimentos confusos que muitas vezes não sabem exprimir – para que todo o processo de tratamento seja um pouco menos traumático e mais acolhedor. O trabalho desenvolvido por Vanessa Maia foi disseminado através de mídias físicas (CD’s e livros), meios de divulgação os quais vêm sendo substituídos por outros mais atuais, possibilitados pela internet. Devido à grande relevância do tema, é muito útil a divulgação do projeto através da Internet, que será um importante meio de disponibilização e viabilização do conteúdo em contexto virtual. Buscando suprir a necessidade descrita anteriormente, o presente trabalho objetiva criar um sistema de apoio à criança com câncer em formato de site e rede social, para divulgação do material desenvolvido por Vanessa Maia de forma gratuita e on-line. Tal sistema será criado usando a linguagem C# e a plataforma .NET devido a sua facilidade de implementação e por possuir um grande número de bibliotecas para auxiliar o seu desenvolvimento. Com isso, as próprias crianças poderão ler e ouvir as histórias de forma descomplicada e interativa. Além disso, elas poderão se relacionar e criar redes de diálogo entre si, podendo elas mesmas tornarem-se agentes de sua própria história, ao contar as suas experiências e vivências-
Descrição: dc.descriptionINCA estimates that for each year of the triennium 2020/2022, 8,460 new cases of cancer in children and adolescents will be diagnosed in Brazil. However, as observed in studies, the treatment for children and adolescents should not focus exclusively on the drug aspect, but mainly on the emotional and psychological care of these young people who are going through a serious period of difficulties, including understanding what is happening with their own body and the impact of these changes on their network of affection and protection, formed by family and friends. In this sense, writer and researcher Vanessa da Rocha Maia, a nurse specialized in assisting onco-hematologic patients, created the project Letras e Canções que Ajudam a Entender (Letters and Songs that Help to Understand) with the intention of elaborating pedagogical material that would help families, educators, health professionals, and above all, children to deal with the challenges that involve cancer treatment. With this, the young person who reads the book can recognize themselves and see their human rights respected, and realize that it’s okay to feel fear, pain, uncertainty - confusing feelings that many times they can’t express - so that the whole treatment process is a little less traumatic and more welcoming. The work developed by Vanessa Maia was disseminated through physical media (CD’s and books), means of dissemination that have been replaced by other more up to date ones, made possible by the internet. Due to the great relevance of the theme, it is very useful to disseminate the project through the Internet, which will be an important means of making the content available and viable in a virtual context. Seeking to supply the need described above, the present work aims to create a support system for children with cancer in the form of a website and social network, to disseminate the material developed by Vanessa Maia in a free and online way. This system will be created using the C# language and the .NET platform due to its ease of implementation and for having a large number of libraries to assist in its development. With this, the children themselves will be able to read and listen to the stories in an uncomplicated and interactive way. Furthermore, they will be able to relate to each other and create dialogue networks, and they themselves can become the agents of their own story, by telling their experiences-
Descrição: dc.description65 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectTratamento oncológico-
Palavras-chave: dc.subjectSistema web-
Palavras-chave: dc.subjectC#-
Palavras-chave: dc.subject.NET-
Palavras-chave: dc.subjectNeoplasia-
Palavras-chave: dc.subjectSaúde da criança-
Palavras-chave: dc.subjectLinguagem de programação (Computador)-
Palavras-chave: dc.subjectBiblioterapia-
Palavras-chave: dc.subjectOncology treatment-
Palavras-chave: dc.subjectWeb system-
Título: dc.titleSistema de apoio a criança com câncer-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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