Professores marcantes: conhecimentos e saberes revelados à luz das perspectivas dos estudantes da educação básica. Em busca de um outro olhar para a Formação de Professores

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorVasconcellos, Mônica-
Autor(es): dc.contributorTerra, Dinah Vasconcellos-
Autor(es): dc.contributorMonteiro, Ana Maria-
Autor(es): dc.contributorLeite, Vania Finholdt Angelo-
Autor(es): dc.creatorPassos, Patrícia Gomes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:12:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:12:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-12-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-12-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/15930-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/765672-
Descrição: dc.descriptionO presente estudo está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE/UFF – Linha de Pesquisa “Ciência, Cultura e Educação” e é fruto de uma investigação que tem por objetivo identificar e analisar os conhecimentos e os saberes mobilizados por professores da educação básica, considerados marcantes por seus alunos e/ou ex-alunos. De cunho qualitativo, a pesquisa contou com a adoção de procedimentos que foram elaborados em acordo com os objetivos delineados e envolveu dois conjuntos de sujeitos. O primeiro foi formado por alunos do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública, que ingressaram nesta instituição no Ensino Fundamental – anos finais. Os alunos foram convidados a participar da pesquisa e, de posse do aceite e da autorização dos responsáveis, oferecemos um questionário composto por questões fechadas e abertas no intuito de indicarem professores e/ou ex-professores que considerassem marcantes, bem como explicitar as razões pelas quais assim os qualificaram. O segundo grupo de sujeitos, foi formado pelos professores apontados pelos alunos e nos permitiu levantar informações sobre os conhecimentos e os saberes que produzem e mobilizam no exercício profissional. Aos professores, mediante entrevistas individuais realizadas a partir de um roteiro semiaberto, pedimos que explicitassem seu entendimento sobre as justificativas apresentadas pelos estudantes a propósito dos aspectos que apontaram como características que os diferenciam da maioria. Todos os depoimentos foram gravados em áudio, transcritos, organizados e analisados entre si e em diálogo com o referencial teórico selecionado, o que nos possibilitou compor categorias de análise. Assim, os dados analisados nos permitiram levantar resultados que desencadearam reflexões que, sem desprezar o rigor científico, apontam a dimensão humana como importante viés de condução da prática docente. O diálogo, o afeto e o respeito foram importantes ferramentas utilizadas pelos professores para que fossem considerados marcantes por seus alunos/ex-alunos. Acreditamos que as análises apresentadas nesta investigação, contribuem para a ampliação do debate e a identificação de elementos que nos ajudam a apreender os conhecimentos e os saberes que se destacam nas práticas dos professores, fornecendo informações que poderão servir de inspiração para a formação e o trabalho docente. Essa afirmação encontra respaldo no levantamento bibliográfico que realizamos, uma vez que os dados que emergiram expressam pouco investimento da comunidade acadêmica em torno da temática investigada-
Descrição: dc.descriptionEste estudio está vinculado al Programa de Posgrado en Educación PPGE / UFF - Línea de Investigación "Ciencia, Cultura y Educación" y es el resultado de una investigación que tiene como objetivo identificar y analizar el conocimiento y la enseñanza movilizada por los docentes de educación básica, considerados notables por sus alumnos y / o exalumnos. De naturaleza cualitativa, la investigación se basó en la adopción de procedimientos que se desarrollaron de acuerdo con los objetivos descritos e involucró dos conjuntos de temas. El primero fue formado por estudiantes del primer año de la escuela secundaria en una escuela pública, quienes ingresaron a esta institución en la Escuela Primaria - últimos años. Se invitó a los estudiantes a participar en la investigación y, en posesión de la aceptación y autorización de los responsables, ofrecemos un cuestionario compuesto de preguntas cerradas y abiertas para indicar a los profesores y / o exprofesores que consideraban memorables, así como explicar los motivos de que los calificó. El segundo grupo de asignaturas, formado por los docentes designados por los alumnos, nos permitió recabar información sobre el conocimiento y la enseñanza que producen y movilizan en la práctica profesional. A los maestros, a través de entrevistas individuales realizadas a partir de un guión semiabierto, les pedimos que explicaran su comprensión de las justificaciones presentadas por los estudiantes con respecto a los aspectos que señalaron como características que los diferencian de la mayoría. Todas las declaraciones fueron grabadas en audio, transcritas, organizadas y analizadas entre sí y en diálogo con el marco teórico seleccionado, lo que nos permitió componer categorías de análisis. Así, los datos analizados nos permitieron generar resultados que desencadenaron reflexiones que, sin descuidar el rigor científico, apuntan a la dimensión humana como una conducción importante de la práctica docente. El diálogo, el afecto y el respeto fueron herramientas importantes utilizadas por los maestros para ser considerados sobresalientes por sus alumnos / exalumnos. Creemos que los análisis presentados en esta investigación contribuyen a la expansión del debate y la identificación de elementos que nos ayudan a comprender el conocimiento y la enseñanza que se destacan en las prácticas de los docentes, proporcionando información que puede servir de inspiración para la formación y el trabajo del profesor. Esta afirmación es respaldada por la encuesta bibliográfica que realizamos, ya que los datos que surgieron expresan poca inversión por parte de la comunidad académica en torno al tema investigado-
Descrição: dc.description143 f-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectProfessor marcante-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectSaberes docentes-
Palavras-chave: dc.subjectPráticas pedagógicas-
Palavras-chave: dc.subjectProfesor memorable-
Palavras-chave: dc.subjectFormación de profesores-
Palavras-chave: dc.subjectConocimiento de enseñanza-
Palavras-chave: dc.subjectPrácticas pedagógicas-
Título: dc.titleProfessores marcantes: conhecimentos e saberes revelados à luz das perspectivas dos estudantes da educação básica. Em busca de um outro olhar para a Formação de Professores-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.