Proposta de UEPS para ensino de tópicos de astronomia: dia/noite e as estações do ano

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Ladário da-
Autor(es): dc.contributorMoreira, Marco Antônio-
Autor(es): dc.contributorCarvalho, Silvânia Alves de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0972656110859663-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3743563498830737-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5078954333145104-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8148904322500734-
Autor(es): dc.creatorAndrade, Cristiano de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:12:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:12:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-08-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-08-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/16238-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.22406/PROFIS.2020.mp.05834316743-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/765671-
Descrição: dc.descriptionA inserção de conceitos de física, vinculados à astronomia no ensino médio, torna-se um grande desafio diante da formação insuficiente de docentes que ministram a disciplina de Física. No entanto, sendo herdeiros de um conhecimento milenar, é de grande importância que ao concluir a educação básica, o aluno tenha uma compreensão contemporânea sobre a origem e a evolução do Universo em que ele está situado, abrindo assim, possibilidades para sua transformação. Nesse sentido, este trabalho traz uma proposta de sequência didática para o ensino e aprendizagem de conceitos de astronomia, discutidos na disciplina de Física, com foco nos fenômenos astronômicos dia/noite e as estações do ano. A sequência é fundamentada na teoria da aprendizagem significativa proposta por David Ausubel e elaborada com base nas unidades de ensino potencialmente significativas (UEPS), estabelecidas por Marco Antônio Moreira. Essa sequência, aplicada em duas turmas de 1º ano do ensino médio do C.E. Américo Pimenta, em Quatis, RJ, prevê seis encontros de duas aulas de 50 minutos cada, respeitando as etapas da UEPS. A fim de aprofundar o conhecimento específico sobre o tema, são propostas no decorrer da UEPS atividades que exploram a bagagem prévia de conhecimentos do aprendiz através de materiais potencialmente significativos, objetivando a crítica, a interação e a troca de conhecimentos. Além da participação e interesse dos alunos, notou-se um considerável e gradual domínio sobre o tema. Os alunos avaliaram positivamente o seu próprio aprendizado e acolheram bem as estratégias e materiais utilizados durante as aulas. Essas observações sugerem um provável e bem-sucedido processo de aprendizagem significativa. Como fruto dessa dissertação, foi elaborado um produto educacional que apresenta uma sequência didática e materiais de apoio, relacionados ao tema, os quais podendo ser usados por professores do ensino básico-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES.-
Descrição: dc.descriptionThe insertion of physics concepts, associated to astronomy in high school, becomes a great challenge in face of the insufficient training of teachers who teach the discipline of Physics. However, being heirs of an ancient knowledge, it is of great importance that when completing basic education, students have a contemporary understanding of the origin and evolution of the Universe in which they are located, thus opening up possibilities for its transformation. In this sense, this work proposes a didactic sequence for teaching learning concepts of astronomy, discussed in the discipline of Physics, with a focus on astronomical phenomena day / night and the seasons. The sequence is based on the theory of meaningful learning proposed by David Ausubel, and elaborated based on the potentially meaningful teaching units (PMTU), established by Marco Antônio Moreira. The didactic sequence, which was applied to the equivalent of 10th grade (sophomore year) in two High School classes at "C.E. Américo Pimenta", in Quatis city, State of - Rio de Janeiro. It foresees six meetings of two sequential classes of 50 minutes each, respecting the stages of the PMTU. In order to deepen the specific knowledge on the theme, activities are proposed during the PMTU that explore the previous background of the learner's knowledge through potentially significant materials, aiming at critique, interaction and knowledge exchange. In addition to the participation and interest of the students, a considerable and gradual mastery over the theme was noted. The students positively evaluated their own learning and welcomed the strategies and materials used during the classes. These observations suggest a likely and successful process of meaningful learning. As a result of this dissertation, an educational product was elaborated that presents a didactic sequence and support materials, related to the theme, which can be used by teachers of basic education-
Descrição: dc.description224 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de física-
Palavras-chave: dc.subjectAstronomia-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem significativa-
Palavras-chave: dc.subjectUnidades de ensino potencialmente significativa-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectDidática-
Palavras-chave: dc.subjectObjetivo educacional-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics teaching-
Palavras-chave: dc.subjectAstronomy-
Palavras-chave: dc.subjectMeaningful learning-
Palavras-chave: dc.subjectPotentially meaningful teaching units-
Título: dc.titleProposta de UEPS para ensino de tópicos de astronomia: dia/noite e as estações do ano-
Título: dc.titlePMTU proposal for teaching astronomy topics: day/night and the seasons-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.