Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Félix, Carla Baiense | - |
Autor(es): dc.contributor | Tomaz, Renata Cristina de Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Renata Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Fernanda Barros dos | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Monique Paula dos Santos Teixeira de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:12:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:12:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/22969 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/765670 | - |
Descrição: dc.description | Esta dissertação analisa como a Deputada Federal, mulher negra, Talíria Petrone utiliza o Instagram como um instrumento para gerenciar a sua visibilidade. Considerando um cenário em que as mulheres negras são invisibilizadas ou hiper-visibilizadas (criminalizadas e sexualizadas, por exemplo) como revela Noble (2013), verifico os regimes de visibilidade (BRIGHENTI, 2010), ou múltiplas facetas da visibilidade que acarretam consequências positivas e negativas para a atuação política da parlamentar. Essa análise é realizada em um contexto de cultura do medo (GLASSNER, 2003) que tem um impacto significativo para mulheres negras progressistas na política institucional, algo que foi evidenciado pelo feminicídio político (SOUZA, 2019) de Marielle Franco. O estudo toma como base perspectivas teóricas de três áreas principais: cultura do medo, feminismo negro e visibilidades nas culturas digitais. A abordagem metodológica é guiada pela revisão bibliográfica e análise temática inspirada em observações etnográficas digitais (HINE, 2015), desenvolvida por mim, com análises qualitativa e quantitativa das publicações realizadas no perfil do Instagram da Deputada Federal Talíria Petrone nos meses de março/2019, julho/2019 e novembro de 2019. Além de entrevista estruturada fechada pelo WhatsApp com a parlamentar. Dessa forma, o intuito é verificar como ela utiliza a visibilidade pelo Instagram como uma ferramenta para combater o racismo, o machismo e proteger os direitos humanos em um contexto de medo e incerteza. | - |
Descrição: dc.description | This dissertation analyzes how the Federal Deputy, black woman, Talíria Petrone uses Instagram as a tool to manage her visibility. Considering a scenario in which black women are invisibilized or hyper-visibilized (criminalized and sexualized, for example) as Noble (2013) reveals, I verify the regimes of visibility (BRIGHENTI, 2010), or multiple facets of visibility that entail positive and negative consequences for the political performance of the parliamentarian. This analysis is conducted in a context of a culture of fear (GLASSNER, 2003) that has a significant impact for progressive black women in institutional politics, something that was evidenced by the political feminicide (SOUZA, 2019) of Marielle Franco. The study takes theoretical perspectives from three main areas: culture of fear; black feminism; and visibilities in digital cultures. The methodological approach is guided by the literature review and thematic analysis inspired by digital ethnographic observations (HINE, 2015), developed by me, with qualitative and quantitative analyses of the posts made on the Instagram profile of federal MP Talíria Petrone in the months of March/2019, July/2019 and November 2019. In addition to a closed structured interview by WhatsApp with the parliamentarian. Thus, the intention is to verify how she uses visibility through Instagram as a tool to combat racism, machismo and protect human rights in a context of fear and uncertainty. | - |
Descrição: dc.description | 210f | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Talíria Petrone | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mulheres negras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Visibilidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Feminicídio político | - |
Palavras-chave: dc.subject | - | |
Palavras-chave: dc.subject | Mulher na política | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mulher negra | - |
Palavras-chave: dc.subject | - | |
Palavras-chave: dc.subject | Talíria Petrone | - |
Palavras-chave: dc.subject | Black Women | - |
Palavras-chave: dc.subject | Visibility | - |
Palavras-chave: dc.subject | Political feminicide | - |
Palavras-chave: dc.subject | - | |
Título: dc.title | Talíria Petrone: eu sou deputada, eleita pelo Rio de Janeiro: um estudo de caso de gestão de visibilidade pelo Instagram | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: