Ladrões de cinema : a história brincada

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMartins, Andréa França-
Autor(es): dc.contributorCPF:92277195715-
Autor(es): dc.contributorSouza, Tânia Conceição Clemente de-
Autor(es): dc.contributorCPF:83546498722-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783235U8-
Autor(es): dc.contributorLissovsky, Mauricio-
Autor(es): dc.contributorCPF:55129609700-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795894E5-
Autor(es): dc.creatorCampos, Rubio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:12:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:12:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2007-05-07-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/21125-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/765650-
Descrição: dc.descriptionIn the popular imaginary, carnival is perceived as an equalitarian moment in which people can forget about their daily repressions and try a moment of freedom from their social and current hole of their daily lives. The streets of the city acquire a new space, where people can happily observe, discuss and criticize the world that is around them. In Ladrões de Cinema by Fernando Coni Campos, history is not told, but sung and played. As in carnival, the film, produced by the thieves, is a way to compensate their lack of power with a great deal of critivity. Throughout their action, they demonstrate that their strength is in their capacity of organization and social mobilization. It is also with the feeling of union that the members of that community own that they face a complex circumstance as organize a carnival parade or produce a historical film. When carnavalizing the history a new idetity is built up to Brazilian. A new image is produced by the lower class, becoming very different from the usual image.-
Descrição: dc.descriptionNo imaginário popular, o carnaval é percebido como um momentoigualitário, durante o qual os indivíduos podem extravasar as repressões do dia-a-dia e experimentar uma espécie de libertação provisória dos papéis sociais exercidos na vida cotidiana. Simbolizando a ocupação do centro pela margem, as ruas da cidade tendem a se constituir num espaço em que se pode observar, discutir e criticar o mundo em volta, sem abrir mão da alegria. Em Ladrões de Cinema de Fernando Coni Campos, a história não é contada, mas cantada e brincada. Assim como no carnaval, o filme que os ladrões fazem é uma forma de compensar sua falta de poder com uma alta dose de criatividade. Através de sua ação, demonstram que sua força está num poder inegável de organização e mobilização social e no sentimento de comunhão que se estabelece entre todos os membros da comunidade, diante de uma situação complexa como organizar um desfile de carnaval ou realizar um filme histórico. Ao carnavalizarem a história, constroem uma outra identidade para os brasileiros. Uma imagem elaborada a partir de baixo e bem diferente, portanto, das imagens usuais.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Comunicação-
Publicador: dc.publisherComunicação-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCampos, Fernando Coni, 1933-1988-
Palavras-chave: dc.subjectFernando Coni Campos-
Palavras-chave: dc.subjectCrítica e interpretação-
Palavras-chave: dc.subjectCinema-
Palavras-chave: dc.subjectCinema e história-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO-
Título: dc.titleLadrões de cinema : a história brincada-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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