Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Martins, Andréa França | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:92277195715 | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Tânia Conceição Clemente de | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:83546498722 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783235U8 | - |
Autor(es): dc.contributor | Lissovsky, Mauricio | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:55129609700 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795894E5 | - |
Autor(es): dc.creator | Campos, Rubio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:12:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:12:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2007-05-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/21125 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/765650 | - |
Descrição: dc.description | In the popular imaginary, carnival is perceived as an equalitarian moment in which people can forget about their daily repressions and try a moment of freedom from their social and current hole of their daily lives. The streets of the city acquire a new space, where people can happily observe, discuss and criticize the world that is around them. In Ladrões de Cinema by Fernando Coni Campos, history is not told, but sung and played. As in carnival, the film, produced by the thieves, is a way to compensate their lack of power with a great deal of critivity. Throughout their action, they demonstrate that their strength is in their capacity of organization and social mobilization. It is also with the feeling of union that the members of that community own that they face a complex circumstance as organize a carnival parade or produce a historical film. When carnavalizing the history a new idetity is built up to Brazilian. A new image is produced by the lower class, becoming very different from the usual image. | - |
Descrição: dc.description | No imaginário popular, o carnaval é percebido como um momentoigualitário, durante o qual os indivíduos podem extravasar as repressões do dia-a-dia e experimentar uma espécie de libertação provisória dos papéis sociais exercidos na vida cotidiana. Simbolizando a ocupação do centro pela margem, as ruas da cidade tendem a se constituir num espaço em que se pode observar, discutir e criticar o mundo em volta, sem abrir mão da alegria. Em Ladrões de Cinema de Fernando Coni Campos, a história não é contada, mas cantada e brincada. Assim como no carnaval, o filme que os ladrões fazem é uma forma de compensar sua falta de poder com uma alta dose de criatividade. Através de sua ação, demonstram que sua força está num poder inegável de organização e mobilização social e no sentimento de comunhão que se estabelece entre todos os membros da comunidade, diante de uma situação complexa como organizar um desfile de carnaval ou realizar um filme histórico. Ao carnavalizarem a história, constroem uma outra identidade para os brasileiros. Uma imagem elaborada a partir de baixo e bem diferente, portanto, das imagens usuais. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Comunicação | - |
Publicador: dc.publisher | Comunicação | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Campos, Fernando Coni, 1933-1988 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fernando Coni Campos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crítica e interpretação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema e história | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | - |
Título: dc.title | Ladrões de cinema : a história brincada | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: