Práticas instituídas e instituintes na formação de professoras na rede pública de educação de Carangola/MG (1980-2015)

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBenedito, Mitsi Pinheiro de Lacerda Leite-
Autor(es): dc.contributorSouza, Cristiana Callai de-
Autor(es): dc.contributorSampaio, Carmen Diolinda da Silva Sanches-
Autor(es): dc.contributorMello, Maristela Barenco Corrêa de-
Autor(es): dc.creatorHosken, Annete Montes Lanzarotti-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:12:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:12:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-08-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-08-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/12610-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/765613-
Descrição: dc.descriptionO texto relata a realização de uma pesquisa, cujo objetivo foi investigar a formação continuada das professoras. O trabalho foi realizado no município de Carangola/MG, junto a professoras alfabetizadoras que ingressaram na rede pública em diferentes momentos do período compreendido entre a década de 1980 e a atualidade. Mais especificamente, o objetivo do trabalho foi aproximar da experiência da professora e conhecer a tessitura de sua autoria docente, adentrando as influências postas pelos cursos de formação continuada docente e as imbricações destes em suas práticas cotidianas. Foi discutido, ainda, o que vem sobressaindo no cotidiano escolar, se “práticas instituídas” ou “práticas instituintes”, assim como o direcionamento do olhar das professoras para a patologização da aprendizagem, mediada por alguns cursos de formação continuada. A pesquisa foi desenvolvida a partir dos estudos com os cotidianos, buscando orientações advindas da cartografia, da etnografia, da história oral e da narrativa autobiográfica. Estas orientações sinalizam a relevância das conexões entre saberes, a postura compreensiva, o acesso à lógica do outro, a importância da escuta, a legitimidade das narrativas das professoras e a inclusão da pesquisadora junto à pesquisa enquanto sujeito participante, através de narrativas autobiográficas. Junto a isso, foi utilizada também a pesquisa documental, através da busca em sítios na Internet e órgãos oficiais. As principais influências teóricas e filosóficas presentes neste estudo são advindas de Gilles Deleuze, Michel de Certeau, Leibniz, Jorge Larrosa e Boaventura de Sousa Santos. Estes autores dispõem, entre si, uma tendência a observar rizomaticamente as lógicas dos praticantes, entendendo-os enquanto sujeitos que produzem a própria existência, e que esta existência é atravessada por experiências que têm sido invisibilizadas no decorrer dos tempos-
Descrição: dc.descriptionThe text report carrying out of a search whose objective was investigate of continuous teacher formation. The work was carried out in the city of Carangola in Minas Gerais state, along literacy teachers who entered in the public network in differents moments of periods between the 1980s and present time. More specifically, the objective of the work was approach the teacher‟s experience and know the contexture of her teaching authorship and its overlaps in their daily practice. It was also discussed, what come standing out in the school routine, if “established practices” or “instituting practices”, as the direction of teachers‟s look to pathologisation of learning, mediate by some continuing education courses. The research was developed from the studies with the daily lifes, seeking the guidances coming from the cartography, the ethnography, the oral history and the autobiographical narrative.As methodological guidance and mainly espistemological advice, the search was developed from orientations arising from cartography, etnography, oral history and autobiographical narrative. These orientations signals the relevance of connections between knowledges, the comprehensive posture, the access of the logic of the other, the importance of listening , the legitimacy of teachers‟ narratives and the inclusion of the researcher together search as subject participant, through autobiographical narratives. Alongside, a document search was also used, through website and official bodies seeking. The main philosophical and theoretical influences present in this study come from Gilles Deleuze, Michel de Certeau, Leibniz, Jorge Larrosa e Boaventura de Sousa Santos. These authors have, with each other, a tendency to observe rhizomatically the practitioners logics, understanding them as subjects who produce the own existence, and that this existence is crossed by experiences that have been made invisible in the course of the time-
Descrição: dc.description160 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização-
Palavras-chave: dc.subjectPráticas docentes-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectPesquisa em cotidianos-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização-
Palavras-chave: dc.subjectPráticas docentes-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectPesquisa em cotidianos-
Palavras-chave: dc.subjectLiteracy-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching practice-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher training-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectDaily life research-
Título: dc.titlePráticas instituídas e instituintes na formação de professoras na rede pública de educação de Carangola/MG (1980-2015)-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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