Análise crítica do desempenho de três empresas do setor aéreo brasileiro na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da dimensão ambiental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFontoura, Geraldo André Thurler-
Autor(es): dc.contributorToledo, Camila Soares Silvestre-
Autor(es): dc.contributorHall, James-
Autor(es): dc.contributorhttps://lattes.cnpq.br/1764512884631525-
Autor(es): dc.creatorMatassoli, Vitor Lopes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:12:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:12:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/33050-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/765610-
Descrição: dc.descriptionA evolução dos meios de transporte foi responsável por vigorar no último século a era da aviação. Por isso, hoje, o avião é o principal meio de transporte utilizado para grandes distâncias, sendo responsável pelo deslocamento diário de milhares de passageiros e cargas ao redor do mundo. Este retrato ilustra os traços de uma era globalizada, marcada pela acelerada evolução dos meios de produção, transporte e comunicação. Além disso, essa era elucida o nascimento de novas preocupações, na qual a evolução precisa estar condicionada à uma consciência ambiental e social. Nesse sentido, foram definidos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) almejados até 2030. A clareza quanto aos impactos gerados pelo rápido e desenfreado desenvolvimento salienta a necessidade de engajamento dos mais diversos setores da economia. Sendo assim, os ODSs são vistos como indicadores globais para as esferas ambiental, social e de governança. Assim, entender as possibilidades de atuação e minimização de impactos ambientais do setor aéreo guia este trabalho, sendo essa uma oportunidade de verificar a relação dos ODSs com o setor aéreo. Nesse sentido, a etapa primária desse estudo baseou-se na análise da conexão entre as ações expostas nos relatórios de sustentabilidade das companhias aéreas Azul Linhas Aéreas Brasileiras, Gol Linhas Aéreas Inteligentes e LATAM Airlines Brasil. A partir da execução de uma metodologia de análise qualitativa e numérica, foi possível comparar e concluir o estágio de maturidade de cada uma das empresas frente aos ODSs da dimensão ambiental. Como resultado, a AZUL destacou-se das concorrentes no estágio de maturidade Gerencial, enquanto à GOL e a LATAM encontram-se um estágio atrás, no estágio Não Integrado. Junto a isso, pontos focais de melhoria para o setor emergiram relacionados aos temas: acessos a serviços de energia e saneamento, educação ambiental e combate ao tráfico de animais-
Descrição: dc.descriptionThe evolution of means of transport was responsible for the era of aviation in the last century. Therefore, today, the plane is the main means of transport used over long distances, being responsible for the daily movement of thousands of passengers and cargo around the world. This portrait illustrates the traits of a globalized era, marked by the accelerated evolution of the means of production, transport and communication. Furthermore, this was to elucidate the birth of new concerns, in which evolution needs to be conditioned by environmental and social awareness. In this sense, 17 Sustainable Development Goals (SDGs) were defined until 2030. To clarify the impacts generated by rapid and unbridled development, it emphasizes the need for engagement of the most diverse sectors of the economy. Therefore, the SDGs are seen as global indicators for the environmental, social and governance spheres. Therefore, understanding the possibilities for acting and minimizing the environmental impacts of the airline sector guides this work, which is an opportunity to verify the relationship between the SDGs and the airline sector. In this sense, the primary stage of this study was based on the analysis of the connection between the actions exposed in the sustainability reports of the airlines Azul Linhas Aéreas Brasileiras, Gol Linhas Aéreas Inteligentes and LATAM Airlines Brasil. By carrying out a qualitative and numerical analysis methodology, it was possible to compare and conclude the updating stage of each company in relation to the SDGs in the environmental dimension. As a result, AZUL stood out from its competitors in the strategic update stage, while GOL and LATAM are one stage behind, in the Non-Integrated stage. Along with this, focal points for improvement for the sector emerged related to the themes: access to energy and sanitation services, environmental education and combating animal trafficking-
Descrição: dc.description103 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPráticas empresariais-
Palavras-chave: dc.subjectRelatório de sustentabilidade-
Palavras-chave: dc.subjectSetor de aviação-
Palavras-chave: dc.subjectSetor aéreo-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento sustentável-
Palavras-chave: dc.subjectImpacto ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectBusiness practices-
Palavras-chave: dc.subjectSustainability report-
Palavras-chave: dc.subjectAviation sector-
Título: dc.titleAnálise crítica do desempenho de três empresas do setor aéreo brasileiro na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da dimensão ambiental-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.