Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Souza, Cristiana Callai de | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8060028242388784 | - |
Autor(es): dc.contributor | Figueira, Sandro Tiago da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3103883999232068 | - |
Autor(es): dc.contributor | Schindhelm, Virginia Georg | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3443663375417341 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1828370782152965 | - |
Autor(es): dc.creator | Fernandes, Kissila Moreira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:11:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:11:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-14 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/28212 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/765596 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho busca refletir sobre a importância da Filosofia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, entendendo a Filosofia como atividade investigativa que consiste no aprendizado de si e do mundo, para tanto, é preciso ter o pensamento reflexivo e crítico desde criança, frente aos fatos e acontecimentos cotidianos. No decorrer, será discutido sobre Filosofia, conceito e contexto; relações entre Filosofia e infância; e práticas de Filosofia na escola. Para tanto foi utilizada a abordagem metodológica qualitativa de cunho bibliográfico sob o aporte teórico de Lipman (2001), Kohan (2007), Botoni (2003) dentre outros. A pesquisa foi motivada pela seguinte pergunta: Como trabalhar Filosofia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental? Observa-se a necessidade de investir na formação continuada de professores, bem como, na implementação da Filosofia na escola, possibilitando que as crianças sejam críticas das relações sociais e na compreensão do mundo. | - |
Descrição: dc.description | This work seeks to reflect on the importance of Philosophy in the Early Years of Elementary Education, understanding Philosophy as an investigative activity that consists of learning about oneself and the world. everyday events. In the course, Philosophy, concept and context will be discussed; relations between Philosophy and childhood; and practices of Philosophy at school. For that, a qualitative methodological approach of a bibliographical nature was used under the theoretical contribution of Lipman (2001), Kohan (2007), Botoni (2003) among others. The research was motivated by the following question: How to work Philosophy in the Early Years of Elementary School? There is a need to invest in the continuing education of teachers, as well as in the implementation of Philosophy at school, enabling children to be critical of social relations and understanding of the world. | - |
Descrição: dc.description | 29 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crianças | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cotidiano Escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de filosofia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Philosophy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Children | - |
Palavras-chave: dc.subject | School Routine | - |
Título: dc.title | O trabalho de filosofia com crianças | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: