O trabalho de filosofia com crianças

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSouza, Cristiana Callai de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8060028242388784-
Autor(es): dc.contributorFigueira, Sandro Tiago da Silva-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3103883999232068-
Autor(es): dc.contributorSchindhelm, Virginia Georg-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3443663375417341-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1828370782152965-
Autor(es): dc.creatorFernandes, Kissila Moreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:11:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:11:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-14-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-14-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/28212-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/765596-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho busca refletir sobre a importância da Filosofia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, entendendo a Filosofia como atividade investigativa que consiste no aprendizado de si e do mundo, para tanto, é preciso ter o pensamento reflexivo e crítico desde criança, frente aos fatos e acontecimentos cotidianos. No decorrer, será discutido sobre Filosofia, conceito e contexto; relações entre Filosofia e infância; e práticas de Filosofia na escola. Para tanto foi utilizada a abordagem metodológica qualitativa de cunho bibliográfico sob o aporte teórico de Lipman (2001), Kohan (2007), Botoni (2003) dentre outros. A pesquisa foi motivada pela seguinte pergunta: Como trabalhar Filosofia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental? Observa-se a necessidade de investir na formação continuada de professores, bem como, na implementação da Filosofia na escola, possibilitando que as crianças sejam críticas das relações sociais e na compreensão do mundo.-
Descrição: dc.descriptionThis work seeks to reflect on the importance of Philosophy in the Early Years of Elementary Education, understanding Philosophy as an investigative activity that consists of learning about oneself and the world. everyday events. In the course, Philosophy, concept and context will be discussed; relations between Philosophy and childhood; and practices of Philosophy at school. For that, a qualitative methodological approach of a bibliographical nature was used under the theoretical contribution of Lipman (2001), Kohan (2007), Botoni (2003) among others. The research was motivated by the following question: How to work Philosophy in the Early Years of Elementary School? There is a need to invest in the continuing education of teachers, as well as in the implementation of Philosophy at school, enabling children to be critical of social relations and understanding of the world.-
Descrição: dc.description29 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectFilosofia-
Palavras-chave: dc.subjectCrianças-
Palavras-chave: dc.subjectCotidiano Escolar-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de filosofia-
Palavras-chave: dc.subjectPhilosophy-
Palavras-chave: dc.subjectChildren-
Palavras-chave: dc.subjectSchool Routine-
Título: dc.titleO trabalho de filosofia com crianças-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.