Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Delou, Cristina Maria de Carvalho | - |
Autor(es): dc.contributor | Lacerda, Thiago Correa | - |
Autor(es): dc.contributor | Madeira, Lucianne Fragel | - |
Autor(es): dc.contributor | Cardoso, Fernanda Serpa | - |
Autor(es): dc.contributor | Rodrigues, Carlos Rangel | - |
Autor(es): dc.contributor | Motta, Claudia Lage Rebello da | - |
Autor(es): dc.contributor | Pereira, Nielsen | - |
Autor(es): dc.creator | Gomes, Maurício Ribeiro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:11:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:11:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-11 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/28759 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/765590 | - |
Descrição: dc.description | O ambiente de enriquecimento e/ou suplementação curricular requer uma pedagogia consistente, bem delineada e compatível com esse público-alvo. Por outro lado, a Educação STEM (Science, Technology, Engineering and Math) aponta para integração de múltiplos conteúdos científicos, tendo o pensamento computacional como ferramenta essencial no desenvolvimento de habilidades significativas para a sociedade da informação. Dessa forma, o objetivo do trabalho foi criar um modelo pedagógico de enriquecimento curricular para ensino de biotecnologia voltado para alunos AH ou SD, pautado em PBL (Problem Based Learning) e Educação STEM. Como materiais e métodos, foi desenvolvido um projeto de imersão de alunos e pesquisador nos projetos do GER2I (Gifted Education Research & Resource Institute) por três anos consecutivos; a definição das etapas de construção de um robô de monitoramento de horta, de custo acessível, denominado “BioBot”; e um guia de construção do robô composto de um roteiro pedagógico, acompanhado da concepção de um app de controle dessas atividades. Os resultados obtidos remeteram ao próprio “BioBot”, que permitirá imersão dos alunos no controle, monitoramento e tomada de decisão sobre as variáveis ambientais envolvidas no experimento e ao modelo pedagógico que ampara os professores na aplicação direta em escolas. Por fim, discussões apontaram para a importância de um produto biotecnológico nos diferentes níveis de ensino, a compatibilidade do projeto com as modernas propostas de ensino voltadas também para alunos AH ou SD e a possível colaboração como um elemento didático para o Novo Ensino Médio, que ainda precisa de parâmetros pedagógicos para ser implantado nas escolas no Brasil. | - |
Descrição: dc.description | 168 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biotecnologia, Altas Habilidades ou Superdotação, Horta Escolar Automatizada, Educação STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), PBL (Problem Based Learning), Enriquecimento e Suplementação Curricular | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação especial, Biotecnologia, Superdotado, Ciência, Robótica | - |
Título: dc.title | Uma abordagem pedagógica para o ensino de biotecnologia pautado em educação STEM para alunos com altas habilidades ou superdotados | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Tese | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: