Uma abordagem pedagógica para o ensino de biotecnologia pautado em educação STEM para alunos com altas habilidades ou superdotados

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDelou, Cristina Maria de Carvalho-
Autor(es): dc.contributorLacerda, Thiago Correa-
Autor(es): dc.contributorMadeira, Lucianne Fragel-
Autor(es): dc.contributorCardoso, Fernanda Serpa-
Autor(es): dc.contributorRodrigues, Carlos Rangel-
Autor(es): dc.contributorMotta, Claudia Lage Rebello da-
Autor(es): dc.contributorPereira, Nielsen-
Autor(es): dc.creatorGomes, Maurício Ribeiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:11:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:11:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-11-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-11-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/28759-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/765590-
Descrição: dc.descriptionO ambiente de enriquecimento e/ou suplementação curricular requer uma pedagogia consistente, bem delineada e compatível com esse público-alvo. Por outro lado, a Educação STEM (Science, Technology, Engineering and Math) aponta para integração de múltiplos conteúdos científicos, tendo o pensamento computacional como ferramenta essencial no desenvolvimento de habilidades significativas para a sociedade da informação. Dessa forma, o objetivo do trabalho foi criar um modelo pedagógico de enriquecimento curricular para ensino de biotecnologia voltado para alunos AH ou SD, pautado em PBL (Problem Based Learning) e Educação STEM. Como materiais e métodos, foi desenvolvido um projeto de imersão de alunos e pesquisador nos projetos do GER2I (Gifted Education Research & Resource Institute) por três anos consecutivos; a definição das etapas de construção de um robô de monitoramento de horta, de custo acessível, denominado “BioBot”; e um guia de construção do robô composto de um roteiro pedagógico, acompanhado da concepção de um app de controle dessas atividades. Os resultados obtidos remeteram ao próprio “BioBot”, que permitirá imersão dos alunos no controle, monitoramento e tomada de decisão sobre as variáveis ambientais envolvidas no experimento e ao modelo pedagógico que ampara os professores na aplicação direta em escolas. Por fim, discussões apontaram para a importância de um produto biotecnológico nos diferentes níveis de ensino, a compatibilidade do projeto com as modernas propostas de ensino voltadas também para alunos AH ou SD e a possível colaboração como um elemento didático para o Novo Ensino Médio, que ainda precisa de parâmetros pedagógicos para ser implantado nas escolas no Brasil.-
Descrição: dc.description168 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectBiotecnologia, Altas Habilidades ou Superdotação, Horta Escolar Automatizada, Educação STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), PBL (Problem Based Learning), Enriquecimento e Suplementação Curricular-
Palavras-chave: dc.subjectEducação especial, Biotecnologia, Superdotado, Ciência, Robótica-
Título: dc.titleUma abordagem pedagógica para o ensino de biotecnologia pautado em educação STEM para alunos com altas habilidades ou superdotados-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.