Treinamento de força no ensino médio: a opinião dos docentes dos bairros de Icaraí e do centro do município de Niterói

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPaula, Karla Campos de-
Autor(es): dc.contributorPinheiro, Paulo de Tarso Maciel-
Autor(es): dc.contributorMattos, Luiz Otávio Neves-
Autor(es): dc.creatorReimol, Eric de Mello-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:11:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:11:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-04-02-
Data de envio: dc.date.issued2019-04-02-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9038-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/765584-
Descrição: dc.descriptionIntrodução: A má alimentação e o sedentarismo estão presentes em todas as idades, contribuindo para o aumento do aparecimento de doenças crônicas. A repetição dos conteúdos nas aulas de educação física faz com que os alunos, principalmente no ensino médio, aos poucos percam o interesse nelas, o que poderia mudar com a utilização do treinamento de força dentro das aulas devido à sua possível aplicação dentro e fora do ambiente escolar, somado ao interesse que os adolescentes apresentam em relação à esta atividade, além de trabalhar um dos componentes da aptidão física relacionada à saúde. Objetivos: Avaliar se os professores dos bairros de Icaraí e centro do município de Niterói/RJ trabalham o treinamento de força como um conteúdo de suas aulas, se possuem conhecimento sobre os benefícios desta atividade para seus alunos e se existe relação entre as práticas de trabalho fora do ambiente escolar do docente com a utilização desta prática por eles. Metodologia: Foi aplicado um questionário auto preenchido que possuía três questões abertas e duas fechadas sobre a utilização de treinamento de força na escola. Resultados: Foram entrevistados 13 professores de 25 a 58 anos com pelo menos 1 ano de atuação. Apesar da predominância dos esportes, a maioria dos professores apresentou conhecimentos sobre o treinamento de força e relatou trabalhar seus conceitos com os alunos. As práticas passadas não apresentaram relação com a aplicação ou não do conteúdo dentro de sala-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectTreinamento de força-
Palavras-chave: dc.subjectAdolescentes-
Palavras-chave: dc.subjectEscola-
Palavras-chave: dc.subjectEducação física-
Palavras-chave: dc.subjectSedentarismo-
Palavras-chave: dc.subjectAdolescente-
Palavras-chave: dc.subjectEducação física-
Palavras-chave: dc.subjectNiterói (RJ)-
Título: dc.titleTreinamento de força no ensino médio: a opinião dos docentes dos bairros de Icaraí e do centro do município de Niterói-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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