Tênis de campo na educação física escolar: uma proposta baseada em princípios da pedagogia crítico emancipatória

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMuniz, Neyse Luz-
Autor(es): dc.contributorVianna, Aurélio Pitanga-
Autor(es): dc.contributorDutra, Sérgio Ricardo Aboud-
Autor(es): dc.creatorSilva, Guilherme Souza da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:11:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:11:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-17-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-17-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9983-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/765580-
Descrição: dc.descriptionEsse trabalho, de caráter exploratório e propositivo, teve como objetivo apresentar uma possível forma de sistematizar o conteúdo tênis de campo nas aulas de educação física considerando princípios presentes na pedagogia crítico-emancipatória que baliza a proposta pedagógica defendida pelo professor Elenor Kunz. A preocupação e o compromisso com o processo de ensino-aprendizagem que assegure ao aluno tomar decisões e resolver problemas, tanto em relações a situações vivenciadas no esporte como na vida, nos levou a priorizar a emancipação do aluno a partir da reflexão crítica no “se movimentar” humano como referência da proposta pedagógica aqui apresentada. Nessa perspectiva é que o tênis de campo é apresentado como uma prática esportiva capaz de contribuir para o desenvolvimento social e motor dos alunos na busca de transformações na sociedade-
Descrição: dc.descriptionThis work, with exploratory and propositional character, had the purpose of presenting a possible way to systematize the field tennis in a physical education classes considering principles present in the critical-emancipatory pedagogy that beacon the pedagogical proposal defended by teacher Elenor Kunz. The concem and commitment to the teaching-learning process that assures the student to make decisions and solve problems, both in relation to situations experienced in sports and in life, led us to prioritize the student’s emancipation from the critical reflection on human “moving” as a reference of the pedagogical proposal presented here. In this perspective, field tennis is presented as a sport practice capable of contributing tu the social and motor development of students in search of changes in society-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação física escolar-
Palavras-chave: dc.subjectFormação crítica-emancipatória-
Palavras-chave: dc.subjectTênis de campo-
Palavras-chave: dc.subjectTênis (Jogo)-
Palavras-chave: dc.subjectEsporte-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectSchool physical education-
Palavras-chave: dc.subjectCritical training-emancipatory-
Palavras-chave: dc.subjectField tennis-
Título: dc.titleTênis de campo na educação física escolar: uma proposta baseada em princípios da pedagogia crítico emancipatória-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.