Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Paiva, Daniel Costa de | - |
Autor(es): dc.creator | Siqueira, Miguel de Souza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:11:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:11:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/12487 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/765572 | - |
Descrição: dc.description | O objeto de estudo desse trabalho é o Ensino Híbrido. Inicia-se o referencial teórico com uma breve descrição histórica, discutindo a importância da prática docente e sua relação com materiais informáticos e a necessidade de repasse de informações para o desenvolvimento da sociedade. A personalização do ensino ocorre na sala de aula e visa atender aqueles alunos que possuem maior dificuldade, contribuindo para o destaque daqueles que já se apresentam proficientes. Os princípios e modelos de Ensino Híbrido, abordados levam em consideração os relacionamentos entre professor e tecnologia, aluno e a tecnologia, e professor - aluno e tecnologia. No ensino híbrido o professor deixa de ser o único detentor da informação, atuando como um mediador no processo de ensino aprendizagem de cada aluno e na sua atuação, ele cria aulas personalizadas adequadas a formas diferentes de aprendizado; o espaço de ensino aprendizagem é modificado, proporcionando ao aos alunos aturarem de forma ativa no processo de construção do conhecimento, colocando o aluno no centro. O início da parte prática deste trabalho monográfico se dá com uma avaliação diagnóstica seguida de planejamento das atividades, levando em consideração individualidades; características da organização espacial e a integração dos profissionais da instituição. Os modelos de ensino discutidos são: rotação por estação, laboratório rotacional e sala de aula invertida. Após, é apresentado o processo de construção de um conjunto de oficinas para capacitação dos professores, que partiu da necessidade de contribuir para a motivação dos alunos em função de observações realizadas pelo autor durante os períodos de estágio. Professores da rede municipal de Santo Antônio de Pádua, RJ, participaram das atividades com cinco módulos de duração, cada um composto por aulas presenciais e à distância. Na avaliação antes do período de capacitação foi possível perceber o interesse e disposição dos profissionais de educação principalmente no que tange ao aprimoramento da didática em função dos problemas do dia a dia em sala de aula. Participaram cinco homens e cinco mulheres, nove dos quais responderam a uma avaliação e indicaram que os objetivos foram atingidos com contribuições. O material foi condensado em uma oficina sobre Ensino Híbrido, submetida e aprovada em um evento regional, e ministrada para licenciandos, os quais avaliaram positivamente os conteúdos e a aplicabilidade dos mesmos. Também como contribuição direta deste trabalho, foi elaborado um aplicativo para auxiliar no acompanhamento das atividades e reforçar o conhecimento dos participantes, contendo vídeos explicativos. Oito dos dez professores que participaram da capacitação em cinco módulos testaram o aplicativo e responderam a um questionário avaliando-o positivamente. As contribuições deste trabalho de conclusão de curso foram, portanto, da elaboração e aplicação da capacitação de professores em versão extendida (cinco módulos), em versão reduzida (oficina em evento) e do desenvolvimento do aplicativo. | - |
Descrição: dc.description | This work presents a study about Blended Learning from which a training was applied to teachers of a public school in Santo Antônio de Padua, RJ. A workshop was presented after submission and approval by the evaluation committee of an regional event and finally, a web software was developed to support the learning of Blended Learning. There were five evaluations carried out through questionnaires with positive results that highlight the relevance of the topic and the importance for teachers formation. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Computação | - |
Título: dc.title | Capacitação de professores: ensino híbrido | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: