Além das fronteiras: da complexidade da educação de quem não é daqui. Um estudo sobre crianças refugiadas

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPrestes, Zoia-
Autor(es): dc.contributorLopes, Jader Janer Moreira-
Autor(es): dc.contributorMello, Marisol Barenco de-
Autor(es): dc.contributorTunes, Elizabeth-
Autor(es): dc.contributorMotta, Flávia Miller Naethe-
Autor(es): dc.contributorSantana, Claudia da Costa Guimarães-
Autor(es): dc.creatorInsabralde, Larissa de Souza Mello-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:11:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:11:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-02-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-02-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/25960-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/765563-
Descrição: dc.descriptionNo presente trabalho, analisarei o acolhimento de crianças refugiadas nas escolas, compreendendo este espaço como o primeiro lugar em que as crianças sentem a necessidade de conhecer e falar a língua do país que as recebeu. Para realizar o trabalho, entrevistei uma família de refugiados venezuelanos. No período da investigação, as duas crianças estudavam em uma escola da rede municipal de ensino de São Pedro da Aldeia, no Estado do Rio de Janeiro. Os relatos, vivências e observações estão apresentados em forma de uma narrativa. Apresento, ainda, um retrato do refúgio de crianças venezuelanas no Brasil. Outras histórias também aparecem no texto à medida que incluí falas de crianças refugiadas encontradas em livros e relatórios. Para a elaboração da tese, fiz um extenso e detalhado levantamento de documentação, em nível internacional, regional e nacional, que embasam algumas políticas voltadas para pessoas refugiadas. O levantamento permitiu criar um glossário dos termos que consideramos importantes para compreender as diferentes situações de refúgio. Durante a análise dos documentos, investiguei questões afetas a crianças refugiadas, tais como o multilinguismo infantil e o direito à educação escolar, que ocupam um lugar central no trabalho. Examinei, ainda, os direitos linguísticos no contexto de refúgio, destacando as políticas linguísticas nacionais. Realizei também um levantamento bibliográfico de relatórios publicados por importantes órgãos internacionais, a fim de compreender os desafios da integração de crianças refugiadas aos sistemas educacionais e refletir sobre o papel da língua como instrumento de acolhimento. Para discutir sobre o multilinguismo na infância, apresento um diálogo entre a psicologia, a educação e a linguística a partir das concepções de dois autores bielorrussos: Lev Semionovitch Vigotski e Lev Vladimirovitch Scherba. Apresento também algumas ponderações sobre o ensino de Português como Língua de Acolhimento (PLAc), refletindo sobre o ensino de PLAc a crianças refugiadas. Com base nos estudos dos instrumentos legais, relatórios e referenciais teóricos, percebi que os resultados sobre as consequências do deslocamento forçado na educação e no desenvolvimento de crianças refugiadas ainda são pouco estudados. Portanto, esse trabalho destaca a necessidade de que a criança esteja no centro do debate de políticas de refúgio, projetos de acolhimento e ensino de línguas e, principalmente, da pesquisa acadêmica brasileira.-
Descrição: dc.descriptionIn the present work, we analyze how refugee children are welcomed at schools, understanding this space as the first place where these children feel the need to know and speak the language of the country that hosted them. To carry out the work, we interviewed a family of Venezuelan refugees. During the investigation period, both children were studying at a school in the municipal education system of São Pedro da Aldeia, in the State of Rio de Janeiro. The reports, experiences, and observations are presented as a narrative. We also present a snapshot of the refuge of Venezuelan children in Brazil. Other stories also appear in our text, as we include statements from refugee children found in books and reports. To elaborate the thesis, we carried out an extensive and detailed documentation survey, at an international, regional, and national level, which supports some policies related to refugee people. The research allowed us to create a glossary of terms that we consider important to understand the different situations of refuge. During the analysis of the documents, we investigated issues related to refugee children, such as childhood multilingualism and the right to school education. These topics occupy a central place in our work. We also examine language rights in the context of refuge, highlighting national language policies. As well as we carried out a bibliographical review of reports published by important international organizations, in order to understand the challenges of integrating refugee children into educational systems and to reflect on the role of language as a host instrument. To discuss childhood multilingualism, we present a dialogue between psychology, education, and linguistics based on the conceptions of two Belarusian authors: Lev Semionovitch Vygotsky and Lev Vladimirovitch Scherba. We also present some considerations about the teaching of Portuguese as a Host Language (PHL), reflecting on the teaching of PHL to refugee children. Based on studies of legal instruments, reports, and theoretical frameworks, we realize that the results of the consequences of forced displacement on the education and development of refugee children are still poorly studied. Therefore, this work highlights the need for the child to be at the center of the debate on refugee policies, host communities’ projects and language teaching, and, mainly, Brazilian academic research.-
Descrição: dc.description263 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCrianças Refugiadas-
Palavras-chave: dc.subjectMultilinguismo Infantil-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Escolar-
Palavras-chave: dc.subjectPortuguês como Língua de Acolhimento-
Palavras-chave: dc.subjectRefugiado-
Palavras-chave: dc.subjectCriança-
Palavras-chave: dc.subjectMultilinguismo-
Palavras-chave: dc.subjectAcolhimento-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de línguas-
Palavras-chave: dc.subjectRefugee children-
Palavras-chave: dc.subjectChildhood Multilingualism-
Palavras-chave: dc.subjectSchool Education-
Palavras-chave: dc.subjectPortuguese as a Host Language-
Título: dc.titleAlém das fronteiras: da complexidade da educação de quem não é daqui. Um estudo sobre crianças refugiadas-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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