Além da aula: a biblioteca escolar avaliada por professores da rede pública em Campo Grande, Rio de Janeiro

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFurtado, Joaci Pereira-
Autor(es): dc.contributorAlves, Bruno Henrique-
Autor(es): dc.contributorGomes, Sandra Lucia Rebel-
Autor(es): dc.creatorMartins, Clarissa dos Ramos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:11:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:11:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-18-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-18-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/24235-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/765543-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho objetiva analisar a relação entre biblioteca e escola. Apresenta uma pesquisa bibliográfica e uma de campo, aplicada em três escolas municipais do bairro de Campo Grande, Rio de Janeiro, onde 19 professores responderam a um questionário com 25 perguntas. Discorre sobre o início da aprendizagem da leitura. Exibe as barreiras que o jovem tem em relação à leitura. Disserta acerca das leis sobre a biblioteca escolar e o manifesto IFLA. Discursa a respeito da inclusão de usuários especiais e como cativá-los. Relata sobre a diferença de biblioteca escolar, biblioteca infantil e sala de leitura. Aponta o papel do bibliotecário frente a uma biblioteca escolar. Expõe também o papel do professor no âmbito da biblioteca escolar. Contextualiza o trabalho do bibliotecário com o do professor na educação dos jovens na rede pública de ensino. Expõe a avaliação de professores do ensino público de Campo Grande, acerca das bibliotecas de sua escola. Conclui que há pouco preparo dos professores e pedagogos quanto à biblioteconomia e sua relação com o ensino numa escola.-
Descrição: dc.descriptionThe present work focuses on analyzing the relationship between the library and the school. Introduces a bibliographic and a field research, aplicada em três escolas municipais do bairro de Campo Grande, Rio de Janeiro, onde 19 professores responderam a um questionário com 25 perguntas. Analyzes the beginning of the reading learning process. Shows the obstacles teenagers face when reading. Expands on the laws around school libraries and the IFLA manifest. Speaks about the inclusion of special needs users and how to captivate them. Explains the difference between school libraries, children’s libraries, and reading rooms. Points out the librarian’s role at the school library. Exposes the teacher’s role in the school library environment. Puts the librarian’s work in the context of the teacher’s role in educating the youth in the public educational system. Evaluates the public schools’ teachers at Campo Grande, about the libraries of his school. Concludes that there is little preparation of teachers and pedagogues beyond librarianship and your relationship with teaching in a school.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectBiblioteca escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectBibliotecário-
Palavras-chave: dc.subjectProfessor-
Palavras-chave: dc.subjectBiblioteca escolar-
Palavras-chave: dc.subjectProfessor-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino público-
Palavras-chave: dc.subjectBibliotecário-
Palavras-chave: dc.subjectSchool library-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching-
Palavras-chave: dc.subjectLibrarian-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher-
Título: dc.titleAlém da aula: a biblioteca escolar avaliada por professores da rede pública em Campo Grande, Rio de Janeiro-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.