A utilização de jogos no ensino de química como um recurso didático facilitador do processo de ensino-aprendizagem

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAlves, Andréa Aparecida Ribeiro-
Autor(es): dc.contributorSilva, Aroldo Nascimento-
Autor(es): dc.contributorAmado, Beatriz Crittelli-
Autor(es): dc.creatorGama, Bianca Matias-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:11:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:11:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-28-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/22422-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/765532-
Descrição: dc.descriptionNos últimos anos, a utilização dos jogos didáticos no Ensino de Química como recurso didático capaz de facilitar o processo de ensino-aprendizagem tem sido estudada por muitos pesquisadores e estudiosos da área educacional. A importância dada à sua utilização acerca do desenvolvimento humano foi defendida há muitos anos por grandes educadores, dentre eles Jean Piaget. No entanto, a inserção e a maneira como este material deve ser empregado em sala de aula, como um recurso de aprendizagem, é um desafio enfrentado por muitos professores, principalmente por aqueles que ainda insistem no ensino tradicional, o que demanda estudos acerca dessa abordagem. Sendo assim, o presente trabalho busca apresentar a reelaboração de um jogo didático: Baralho atômico - atividade lúdica para o ensino da evolução dos modelos atômicos, aprimorando-o para sua reprodução e posterior inserção em sala de aula. A proposta original do referido jogo mostra-se incompreensível tanto para quem busca reproduzi-la, tanto para quem busca utilizá-la de maneira lúdica, assim como os próprios alunos, tendo regras pouco claras e incoerentes. Dessa forma, o trabalho pretende consequentemente apresentar e implementar em sala de aula o material em estudo durante aulas de Química de uma escola pública de educação básica da cidade de Volta Redonda/RJ, abordando o conteúdo científico de Constituição da Matéria e Construção do modelo atômico, voltado para o primeiro ano do Ensino Médio, conforme prediz o Currículo Mínimo do Estado do Rio de Janeiro. Ao final da implementação do recurso em sala de aula, os resultados obtidos por meio de testes foram avaliados e refletidos criticamente de forma a verificar que este recurso didático oferece bons resultados para o processo de ensino-aprendizagem, contribuindo significativamente para a vida escolar dos educandos, tornando o processo educativo dinâmico, prazeroso e relevante diante do contexto escolar.-
Descrição: dc.descriptionIn recent years, the use of didactic games in Chemistry Teaching, as a didactic resource capable of facilitating the teaching-learning process, has been studied by many researchers and scholars of the educational area. The importance given to its use on human development was defended many years ago by great educators such as Jean Piaget. However, the insertion and manner in which this material should be used in the classroom as a learning resource is a challenge faced by many teachers, especially for those who still insist on traditional teaching, or who require a greater need for study. about that approach. Thus, this research paper presents the re-elaboration of a didactic game: Atomic Deck - playful activity for teaching the evolution of atomic models, improving it for their reproduction and later insertion in the classroom. The original proposal of the game is incomprehensible to those who seek to reproduce, as well as those who seek to use the musical way, as students, having unclear and inconsistent rules. Thus, the work developed consequently and the implementation in the classroom or the material under study during Chemistry classes of the Public School of Basic Education in the city of Volta Redonda/RJ, addressing the scientific content about the Constitution of Matter and Construction of the model. atomic level, aimed at the first year of high school, as foreseen by the Minimum Curriculum of the State of Rio de Janeiro. At the end of the implementation of the resource in the classroom, the results obtained through tests will be critically examined and reflected, to verify if the didactic resource offers good results after the teaching-learning process, contributing to the students' school life, creating the dynamic educational process, pleasant and relevant in the school context.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectJogo didático-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de química-
Palavras-chave: dc.subjectConstituição da matéria-
Palavras-chave: dc.subjectProcesso de ensino-aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectSala de aula-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectDidactic game-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectChemistry teaching-
Palavras-chave: dc.subjectConstitution of the matter-
Título: dc.titleA utilização de jogos no ensino de química como um recurso didático facilitador do processo de ensino-aprendizagem-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.