Errar pelo processo: cartografia de cinema de grupo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMigliorin, Cezar-
Autor(es): dc.contributorResende, Douglas-
Autor(es): dc.contributorCapper, Maria Gabriela-
Autor(es): dc.creatorPereira, Nivea Maria Trescastro Strelow-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:11:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:11:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-17-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-17-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/28253-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/765530-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho tem como plano de fundo algumas ações desenvolvidas pelo Laboratório Kumã de Experimentação com Imagem e Som (IACS/UFF) nos últimos anos envolvendo Cinema de Grupo com professores da rede básica de ensino. Através da Pedagogia do Dispositivo, os grupos se constituem como um território comum de criação e experimentação com imagens, sons e palavras. Essas criações funcionam como abertura ao mundo nos encontros, que não são tematizados ou fechados, e como forma de aproximar diferentes e criar relações. Os escritos da pesquisa são recortes e relatos de um trajeto errático da prática desses grupos e faz aproximações com a educação longe de um contexto de instrumentalização, a formação de professores, a clínica e a imagem para além da representação. O trabalho é dividido em dois capítulos. No primeiro é apresentado as bases metodológicas e o histórico do Cinema de Grupo e da Pedagogia do Dispositivo; e no segundo estão relatos de algumas experiências e algumas reflexões a partir das práticas desenvolvidas.-
Descrição: dc.descriptionThe present work has as background some works developed by Laboratório Kumã de Experimentação com Imagem e Som (IACS/UFF) in the last years involving Group Cinema with teachers from the elementary education. Using the Pedagogy of Apparatus, the groups are made through a common territory of creation and experimentation with images, sounds and words. These creations function as an opening to the world through meetings that aren’t thematized or closed, but as a form of approach differences and create relations. The writings of the research are clippings and reports of an erratic path of the practice of these groups and they make approaches to education far from a context of instrumentalization, teacher training, the clinic and the image beyond the representation. The work is divided into two chapters. The first is presented the methodological basis and the history of Group Cinema and Pedagogy of Apparatus; and in the second are the reports of some experiences and some reflections by the developed practice.-
Descrição: dc.description32 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCinema de Grupo-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia do Dispositivo-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores-
Palavras-chave: dc.subjectCinema na educação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação afetiva-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professor-
Palavras-chave: dc.subjectGroup Cinema-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogy of Apparatus-
Palavras-chave: dc.subjectTeachers-
Título: dc.titleErrar pelo processo: cartografia de cinema de grupo-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.