Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | BARRETO, Ana Claudia de Jesus | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6392783227787113 | - |
Autor(es): dc.contributor | Prudencio, Juliana Desiderio Lobo | - |
Autor(es): dc.contributor | Pacheco, Alessandra Genu | - |
Autor(es): dc.creator | SANTOS, CLAUDIO FERNANDO LIMA DOS | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:11:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:11:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-21 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/31218 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/765521 | - |
Descrição: dc.description | O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo analisar a formação acadêmica em Serviço Social, colocando como pressuposto necessário dessa formação a questão étnico- racial, que por muito se fez ausente no seio da categoria profissional. Na atual conjuntura social em que o racismo e a ideologia da democracia racial têm sido desmascarados, necessário se torna questionarmos a formação profissional que, se alinhada ao Projeto Ético Político Profissional, estará atenta a essas questões e partirá de uma perspectiva antirracista. Assim, através do tema “Formação Profissional em Serviço Social: uma análise sobre a questão étnico- racial e a perspectiva de intervenção antirracista” buscarei refletir sobre a formação profissional e o quanto esta pode interferir na atuação profissional que, se não alinhada à questão racial, tende a reproduzir essas desigualdades. A partir de uma revisão bibliográfica e documental, do diário de campo e experiências vivenciadas no campo de estágio, proponho uma reflexão sobre o quanto a formação profissional deve ser continuada, com vistas a garantir os direitos da população negra que, historicamente, fora marginalizada. | - |
Descrição: dc.description | The present undergraduate thesis aims to analyze the academic formation in Social Work, considering the necessary premise of this formation, the ethnic-racial issue, which has long been absent within the professional category. In the current social context where racism and the ideology of racial democracy have been exposed, it becomes necessary for us to question the professional training that, if aligned with the Ethical Political Professional Project, will be attentive to these issues and approach them from an anti-racist perspective. Thus, through the topic 'Professional Training in Social Work: an analysis of the ethnic-racial issue and the perspective of anti-racist intervention,' I will seek to reflect on professional training and how it can influence professional practice. If not aligned with the racial-issue, professional training tends to reproduce these inequalities. Based on a bibliographic and documentary review, field diary, and experiences gained during the internship, I propose a reflection on the importance of continuous professional development to ensure the rights of the black population, which has historically been marginalized. | - |
Descrição: dc.description | 64 | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Palavras-chave: Serviço Social; Formação Profissional; Questão étnico-racial; Antirracismo. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Keywords: Social Work; Professional Training; Ethnic-racial issue; Anti-racism. | - |
Título: dc.title | FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SERVIÇO SOCIAL: uma análise sobre a questão étnico-racial e a perspectiva de intervenção antirracista | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: