Psicopedagogia: qual a contribuição do especialista frente aos problemas de escolarização? Uma abordagem crítica

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Autor(es): dc.contributorInsfran, Fernanda Fochi Nogueira-
Autor(es): dc.creatorFaria, Sâmela Estéfany Francisco-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:11:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:11:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-07-05-
Data de envio: dc.date.issued2018-07-05-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/6902-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/765511-
Descrição: dc.descriptionO referente estudo tem como objetivo compreender a história, os meios de atuação, formação e objeto de estudo da Psicopedagogia. Busca a compreensão da atuação dos profissionais psicopedagogos frente aos problemas de escolarização, entendendo, desta forma, sua prática nas escolas. Além de estudar e entender mais sobre os diferentes campos onde o profissional atua, como o atendimento clínico, e sua real importância na relação ensino-aprendizagem. O intuito desta pesquisa surgiu da falta de compreensão de como esse profissional atua e em quais circunstâncias é necessário. Ainda, neste estudo, é feita uma discussão mediante assuntos pertinentes sobre o fracasso escolar que perpetuam até atualmente, como questões políticas, sociais, cognitivas etc., e sobre o pensamento medicamentoso entrelaçado a práticas educacionais. A pesquisa foi realizada com uma abordagem crítica sobre as grandes áreas que a Psicopedagogia utiliza como campo de atuação e estudo. Como metodologia de estudo são utilizadas pesquisas bibliográficas e de campo. O trabalho de campo contou com entrevistas e questionários. O referencial teórico abrange várias áreas, em especial, a área da Psicologia e da Pedagogia-
Descrição: dc.descriptionThe purpose of this study is to understand the history, the means of action, training and object of study of Psychopedagogy. It seeks to understand the performance of psychopedagogic professionals in the face of problems of schooling, understanding, in this way, their practice in schools. In addition to studying and understanding more about the different fields where the professional acts, such as clinical care, and their real importance in the teaching-learning relationship. The purpose of this research came from the lack of understanding of how is action of this professional and in what circumstances is necessary. Also, in this study, a discussion is made through pertinent subjects about the school failure they perpetuate until now, such as political, social, cognitive issues, etc., and about medicine drug thinking intertwined with educational practices. The research was carried out with a critical approach on the great areas that Psychopedagogy uses as field of action and study. As a study methodology, bibliographical and field research are used. The field work included interviews and questionnaires. The theoretical framework covers several areas, especially the area of Psychology and Pedagogy-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPsicopedagogia-
Palavras-chave: dc.subjectDificuldades de aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectFracasso escolar-
Palavras-chave: dc.subjectPsicopedagogia-
Palavras-chave: dc.subjectPsychopedagogy-
Palavras-chave: dc.subjectLearning difficulties-
Palavras-chave: dc.subjectSchool failur-
Título: dc.titlePsicopedagogia: qual a contribuição do especialista frente aos problemas de escolarização? Uma abordagem crítica-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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