Sistemática de pensamento de metodologia de pesquisa: proposta de um instrumento considerando a diversidade conceitual

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPaiva, Daniel Costa de-
Autor(es): dc.contributorMarques, Adílio Jorge-
Autor(es): dc.contributorPereira, Amanda Luiza dos Santos-
Autor(es): dc.contributorSemaan, Gustavo Silva-
Autor(es): dc.creatorBrigido, Gustavo dos Passos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:11:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:11:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-07-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/27832-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/765498-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho apresenta uma alternativa para o aprendizado de conceitos de Metodologia de Pesquisa considerando posicionamento de diferentes autores agrupados em um local. Parte-se da dificuldade do entendimento de conceitos básicos de Metodologia de Pesquisa, em adição aos estudantes comumente se basearem em um livro ou na definição apresentada pelo (a) orientador/orientadora para o melhor desenvolvimento do projeto. A revisão sistemática buscou identificar trabalhos similares tanto para a área de Metodologia quanto ferramentas similares à proposta. Considerando o uso de recursos computacionais no auxílio ao processo de ensino, a solução proposta é o desenvolvimento de uma ferramenta denominada Repositório TEC-MEP, o qual contribui para o esclarecimento de dúvidas e o conhecimento mais diverso e consolidado. Se um trecho de fundamentação de um conceito apresenta diversas palavras desconhecidas para um usuário, nós utilizamos hiperlinks para direcionarmos a outros verbetes de modo a possibilitar liberdade de fluxo e percurso de aprendizagem, favorecendo a autonomia do pesquisador. Nota-se que alunos, professores, orientadores e orientandos são os principais beneficiários do Repositório, mas também pesquisadores não inscritos em disciplinas nem vinculados a instituições podem melhorar/solidificar seu conhecimento acessando a base com posições de diversos autores a respeito de conceitos fundamentais. Um tipo de repositório com citações e direcionamentos devidamente referenciados explicando fundamentos básicos de Metodologia de Pesquisa é o entregável do projeto em cumprimento ao objetivo geral de propor uma alternativa para favorecer ao pesquisador alcançar respostas para suas dúvidas e melhorar o entendimento de um conjunto de conceitos úteis para sua pesquisa. Sendo uma ferramenta online e gratuita, o desenvolvimento foi feito utilizando tecnologias WEB. Em adição, a versão atual do Repositório TEC-MEP conta com uma aplicação para armazenar os caminhos percorridos pelo usuário possibilitando identificar, avaliar e intervir a partir de tempo de uso, ciclos ou mesmo pesquisas repetitivas. A navegação aliada à uma análise supervisionada (humana) possibilitam intervenções mais rápidas e pontuais, melhorando a qualidade dos resultados finais de monografias, dissertações e teses orientadas. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário quali-quantitativo com o objetivo de conhecer o processo de orientação, abordagens que são utilizadas e a adesão ao uso deste tipo de Repositório. Todos os respondentes ressaltam a necessidade de uma ferramenta como a apresentada aqui. Próximos passos envolvem melhorar a inteligência de interpretação automática dos caminhos e aumentar a quantidade de público pesquisado de modo a aumentar em quantidade e qualidade os verbetes até então disponibilizados.-
Descrição: dc.descriptionThis work presents an alternative for learning Research Methodology concepts considering the positioning of different authors grouped in one place. It starts with the difficulty of understanding basic concepts of Research Methodology, in addition to the students commonly relying on a book or on the definition presented by the supervisor for the best development of the project. The systematic review sought to identify similar works for both the Methodology area and tools similar to the proposal. Considering the use of computational resources to aid the teaching process, the proposed solution is the development of a tool called Repository TEC-MEP, which contributes to the clarification of doubts and the most diverse and consolidated knowledge. If an excerpt of the foundation of a concept presents several words unknown to a user, we use hyperlinks to direct them to other entries in order to allow freedom of flow and learning path, favoring the researcher's autonomy. It is noted that students, professors, supervisors and supervisees are the main beneficiaries of the Repository, but also researchers not enrolled in disciplines or linked to institutions can improve/solidify their knowledge by accessing the base with positions of different authors regarding fundamental concepts. A type of repository with duly referenced citations and directions explaining the basic fundamentals of Research Methodology is the project deliverable in compliance with the general objective of proposing an alternative to favor the researcher to reach answers to his doubts and improve the understanding of a set of useful concepts for your search. Being an online and free tool, the development was done using WEB technologies. In addition, the current version of the TEC-MEP Repository has an application to store the paths taken by the user, making it possible to identify, evaluate and intervene based on usage time, cycles or even repetitive searches. Navigation combined with supervised (human) analysis allows for faster and more punctual interventions, improving the quality of the final results of monographs, dissertations and theses. For data collection, a qualitative-quantitative questionnaire was applied in order to know the orientation process, approaches that are used and adherence to the use of this type of Repository. All respondents emphasize the need for a tool like the one presented here. Next steps involve improving the intelligence of automatic interpretation of the paths and increasing the amount of audience searched in order to increase the quantity and quality of the entries previously made available.-
Descrição: dc.description132 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectMetodologia de Ensino e Pesquisa-
Palavras-chave: dc.subjectRepositório-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem de MEP-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching and Research Methodology-
Palavras-chave: dc.subjectRepository-
Palavras-chave: dc.subjectMEP Learning-
Título: dc.titleSistemática de pensamento de metodologia de pesquisa: proposta de um instrumento considerando a diversidade conceitual-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.