Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Barbosa, Jorge Luiz | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Ivaldo Gonçalves de | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Denilson Araujo de | - |
Autor(es): dc.creator | Mesquita, Bruno Mendes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:11:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:11:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-25 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/32081 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/765491 | - |
Descrição: dc.description | O rock é um movimento cultural com mais de sessenta anos de existência. Nesse longo caminho já influenciou e foi também influenciado pelas dinâmicas do capitalismo urbano. Em nosso trabalho focaremos em como o rock se constituiu como movimento cultural dentro das cidades, quais os espaços que ele disputa e como seus participantes influenciam na construção do espaço geográfico. Nosso foco empírico foi o rock underground na cidade de São Gonçalo e, assim, nos utilizamos do conceito de território-rede para melhor compreender as dinâmicas fomentadas por e a partir do rock, com atenção especial para o importante conflito de uso nas praças Chico Mendes e Zé Garoto. A centralidade exposta por essas duas praças a partir da territorialidade do rock underground na construção de sua cena musical também será abordada em nosso trabalho. | - |
Descrição: dc.description | Rock is a cultural movement that exists for over sixty years. In this long path it has influenced and been influenced by the dynamics of urban capitalism. In our work we will focus on how Rock stabilished itself as a cultural movement in the cities, wich spaces it disputes and how it's paticipants have influence on the construction of geographic space. Our empirical focus was the underground rock scene on the city of São Gonçalo, thus utilizind the concept of area-network to better understand the dynamics fomented by and through Rock, with special attention to the important usage conflicts on the Chico Mendes and Zé garoto squares. The centrality exposed by these two squares through the territoriality of underground Rock on the construction of it's musical scene will be approached in our work. | - |
Descrição: dc.description | 174 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura rock underground | - |
Palavras-chave: dc.subject | Território-rede | - |
Palavras-chave: dc.subject | Centralidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Praça Chico Mendes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Praça Zé Garoto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rock alternativo | - |
Palavras-chave: dc.subject | São Gonçalo (RJ) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Espaço urbano | - |
Palavras-chave: dc.subject | Contracultura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Underground Rock culture | - |
Palavras-chave: dc.subject | Area-network | - |
Palavras-chave: dc.subject | Centrality | - |
Palavras-chave: dc.subject | Chico Mendes square | - |
Palavras-chave: dc.subject | Zé Garoto square | - |
Título: dc.title | As praças do rock underground na cidade de São Gonçalo: a importância da centralidade para o desenvolvimento de uma cena cultural | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: