Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Neves, Lindalva Rosinete Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Márcia Heloisa Tavares de Figueredo | - |
Autor(es): dc.contributor | Baddini, Sandra Borges | - |
Autor(es): dc.creator | Silvestre, Camila Cristina Ribeiro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:11:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:11:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-05-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-05-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/9422 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/765475 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho busca realizar uma análise do conjunto de documentos que constituem o fundo do Cartola, do Centro Cultural Cartola. O objeto de estudo da análise foram as letras musicais criadas pelo cantor e compositor Agenor de Oliveira acumuladas pela família e posteriormente inseridas no acervo do Centro Cultura Cartola. A partir da análise das letras, foi constatada a necessidade e importância do tratamento técnico do acervo, para viabilizar o acesso à informação, evidenciando a necessidade do cumprimento do papel social dos Centros de Referência. Os desdobramentos desse processo culminaram na constatação da urgência em salvaguardar documentos sobre o Samba e sobre o Cartola. Destaca-se neste trabalho, a possibilidade da construção da memória coletiva, a partir de registros musicais organizados dentro de um fundo de fundamental importância para compreensão do samba como patrimônio imaterial e mais marcante símbolo da identidade nacional, bem como a vida de seus precursores. Agenor de Oliveira, o Cartola, foi um dos maiores sambistas que o Brasil já produziu. Portanto, reconhecer a importância da documentação sobre o Cartola e como a mesma está estruturada arquivisticamente, além do impacto social provocado por tais documentos será o objetivo central deste trabalho | - |
Descrição: dc.description | This work seeks to accomplish the analysis of a group of documents that forms the “fundo Cartola” of the “Centro Cultural do Cartola”. The main objective of the analysis is the musical lyrics of the songs composed by the singer and composer Agenor de Oliveira, the Cartola, which were keeped by Cartola’s family and posteriously donated to the collection of the “Centro Cultural Cartola”. From the analysis of the lyrics it was found the necessity and the importance of a technical guidance of the collection to the visualization of the access to information, emphasizing the value of the social work made by the References Centers. The deployments of this process showed the urgency in preserving these documents about samba and about Cartola. The possibility of construction of a collective memory using the musical records organized into this “fundo” is of great importance to the comprehention of the samba as na imaterial heritage and as the greatest symbol of the national identity, as well as the life of its precursors. Agenor de Oliveira, the Cartola,was one of greatest samba makers of Brasil. Therefore, to recognize the importance of the documentation about him and how to put it into a structual archivation, besides the social impact caused by these documents, will be the central purpose of this work | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cartola | - |
Palavras-chave: dc.subject | Samba | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise arquivística | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letras musicais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Centros de referência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cartola, 1908-1980 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Centro cultural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Samba | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise de documentos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cartola | - |
Palavras-chave: dc.subject | Samba | - |
Palavras-chave: dc.subject | Archive analysis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Musical lyrics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reference center | - |
Título: dc.title | A sorrir eu pretendo levar a vida: o samba carioca e as letras de samba do cartola - uma análise arquivística | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: