Aplicação do modelo ARIMA para previsão de vendas em uma indústria farmacêutica

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPereira, Valdecy-
Autor(es): dc.contributorMonteiro, Marcelo Maciel-
Autor(es): dc.contributorRoboredo, Marcos Costa-
Autor(es): dc.creatorDutra, Julia Kirk de Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:11:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:11:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-29-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-29-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/14154-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/765474-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho utiliza o modelo estatístico ARIMA para realizar a previsão de vendas em uma empresa do setor farmacêutico. Uma base histórica de vendas mensais de 2012 a 2018 foi utilizada para a construção do modelo e padronizada para manter os dados reais em sigilo. O objetivo do trabalho é utilizar uma metodologia quantitativa para realizar previsão de vendas e assim aprimorar o planejamento de produção e gestão de estoque em uma indústria. A metodologia desenvolvida por Box and Jenkis foi utilizada para encontrar o melhor modelo que descreva o comportamento de cada marca da empresa. Ao fim, este trabalho apresenta a comparação entre o resultado final do modelo ARIMA encontrado para cada marca versus o resultado encontrado com a aplicação de um modelo de regressão linear simples, atualmente utilizado pela empresa e possíveis melhorias para o processo de previsão de demanda-
Descrição: dc.descriptionThis paper uses the ARIMA statistical model to sales forecasting in a pharmaceutical company. A monthly historical basis of sales from 2012 to 2018 was used for model building and standardized to keep actual data confidential. The paper purposes to develop an exclusively quantitative method to demand forecasting in order to reach a better production or stock planning in the industry. The methodology developed by Box and Jenkis was used to find the best model that describes the behavior of each company brand. In the end, this paper presents a comparison between the result of the ARIMA model found for each brand and the result found with application of a simple linear regression model currently used by the company and possible improvements for the demand forecasting process-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPrevisão de vendas-
Palavras-chave: dc.subjectARIMA-
Palavras-chave: dc.subjectSetor farmacêutico-
Palavras-chave: dc.subjectPrevisão de demanda-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise estatística-
Palavras-chave: dc.subjectGestão de estoque-
Palavras-chave: dc.subjectDemand forecasting-
Palavras-chave: dc.subjectPharmaceutical industry-
Palavras-chave: dc.subjectSales forecasting-
Título: dc.titleAplicação do modelo ARIMA para previsão de vendas em uma indústria farmacêutica-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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