Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Mansur, Newton Luiz Pires | - |
Autor(es): dc.contributor | Ponciano, Beatriz Maria Boechat | - |
Autor(es): dc.contributor | Almeida, Lúcia da Cruz de | - |
Autor(es): dc.creator | Morales, Rafael Martins | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:11:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:11:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-09-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-09-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/11150 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/765467 | - |
Descrição: dc.description | É fato que o ensino de física atualmente é encarado com desmotivação pelos alunos nas escolas brasileiras, devido à matematização do ensino de ciências e de um outro grande motivo, a falta da interdisciplinaridade; assim a aproximação com professores de outras áreas torna-se de fundamental importância para possíveis mudanças e também para a compreensão deste trabalho. Temos como proposta principal a interação entre duas culturas, a Física e a Literatura, além de defendermos o uso da História e Filosofia da Ciência como uma ferramenta importantíssima para o ensino de física nas escolas, contribuindo para uma formação reflexiva e crítica do estudante perante seu papel na sociedade. O nosso estudo resultou na elaboração de uma apostila com o intuito de auxiliar os professores a integrar esta proposta nas práticas educativas e criando outras alternativas para a sala de aula na perspectiva de tornar o ensino de física mais instigante e produtivo | - |
Descrição: dc.description | It is known that the teaching of Physics faces the demotivation of learners in Brazilian schools nowadays, due to the mathematization of the teaching of Science. Another reason for this demotivation is also the lack of interdisciplinarity. Therefore it is important that physics teachers Interact with teachers from other areas of knowledge. The main goal of this work is to promote the interaction between Physics and Literature. It is also recognized the relevance of the History and the Philosophy of Science as a tool in the teaching of Physics in schools contributing to a reflexive and critic formation of students in relation to their roles in society. The workbook aimed to create more alternatives in the classroom so that the teaching of Physics might be more provoking and productive | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinaridade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física e literatura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de física | - |
Palavras-chave: dc.subject | História e filosofia da ciência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de ciências | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinarity | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physics and literature | - |
Palavras-chave: dc.subject | The teaching of physics | - |
Palavras-chave: dc.subject | History and philosophy of science | - |
Título: dc.title | Física e literatura um breve passeio entre duas culturas | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: