A mercantilização do diploma?: a trajetória do ensino superior privado no Brasil

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMello, Marcelo Pereira de-
Autor(es): dc.contributorVeloso, Letícia Helena Medeiros-
Autor(es): dc.contributorLima, Luiz Paulo Moreira-
Autor(es): dc.creatorRodrigues, Mariana Calixto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:11:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:11:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-10-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-10-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/21965-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/765457-
Descrição: dc.descriptionProcuramos detalhar, neste trabalho, o processo histórico e político que consolidou o ensino superior do Brasil. Mais especificamente, estamos interessados na trajetória do ensino superior privado, na relação que as empresas estabelecem (ou estabeleceram) com o poder público até se transformarem nos grandes conglomerados de ensino. Para tal, a partir de levantamento bibliográfico pertinente, procuramos entender o aparato simbólico que circunscreve socialmente o portador de um diploma, a relação aluno/cliente que se estabelece a partir da matrícula nas instituições de ensino superior privadas, e em que condições são realizadas o ensino e a pesquisa científica nessas instituições vis a vis as universidades públicas federais e estaduais. Levamos em consideração, ainda, as políticas públicas promovidas durante os governos Lula e Dilma, seus resultados positivos e negativos e o modo como todo este conjunto de fatores se articulou na formação do cenário atualmente apresentado-
Descrição: dc.descriptionIn this work, we are searching for the understanding of historical and the political processes that consolidated the private university system in Brazil. More specifically, we are interested in the trajectory of private education in the country, and the relations between private companies and the governments, and how the private universities changes from small familiar enterprises into large conglomerates. To do so, based on a relevant bibliographical survey, we will try to understand the symbolic apparatus that socially circumscribes the holder of an university diploma, the pragmatic relationship between student and the institution, and the conditions of the education of scientific research. We'll also take into consideration the public policies promoted during the governments of Lula and Dilma, their positive and negative results and the way in which this set of factors was articulated in the formation of the scenario currently presented-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior privado-
Palavras-chave: dc.subjectPolíticas públicas-
Palavras-chave: dc.subjectBacharelismo-
Palavras-chave: dc.subjectEstado-
Palavras-chave: dc.subjectAluno-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior privado-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica educacional-
Palavras-chave: dc.subjectHistória da educação-
Palavras-chave: dc.subjectPrivate university education-
Palavras-chave: dc.subjectPublic policies-
Palavras-chave: dc.subjectBachelor's degree-
Palavras-chave: dc.subjectState-
Palavras-chave: dc.subjectStudent-
Título: dc.titleA mercantilização do diploma?: a trajetória do ensino superior privado no Brasil-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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