Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Andrade, Luiz Antonio Botelho | - |
Autor(es): dc.contributor | Carvalho, Ismar de Souza | - |
Autor(es): dc.contributor | Cabral, Luiz Mors | - |
Autor(es): dc.contributor | Braz, Ruth Maria Mariani | - |
Autor(es): dc.contributor | Rodrigues, Alexandre dos Santos | - |
Autor(es): dc.creator | Xavier Neto, Felipe | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:11:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:11:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-22 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/30060 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/765455 | - |
Descrição: dc.description | Diversidade e Inclusão da Universidade Federal Fluminense (CMPDI), da criação de um modelo operacional de Tour Virtual interativo, educativo, lúdico e inclusivo, testado no Museu da Geodiversidade da Universidade Federal do Rio de Janeiro (MGeo). Este Modelo foi construído para ser utilizado na divulgação científica mas, também, no ensino presencial e remoto, formal e não formal, de qualquer disciplina ou campo interdisciplinar. A ele pode ser integrado diversas mídias virtuais e diferentes formatos digitais, tais como: filme, vídeo aula, podcast, e-book, sejam eles livres ou hospedados em mídias sociais como Instagram, Facebook, Youtube, Vimeo e outras. Para construir o Tour do MGeo, fizemos visitas prévias, escaneamento dos espaços físicos, entrevistas com o pessoal técnico e com a diretora do referido Museu. Do ponto de vista teórico, a divulgação científica é entendida como uma reformulação do discurso científico para uma linguagem apropriada ao público desejado que, no nosso estudo, foi priorizado a comunidade surda. Assim, na pós-produção, inserimos a tradução simultânea de todo o conteúdo para a Língua Brasileira de Sinais, veiculado na forma de videotags. O nosso modelo teórico-operacional de Tour Virtual vem sendo divulgado em congressos e em disciplinas de graduação e pós-graduação, no âmbito da Universidade Federal Fluminense. Esperamos que este modelo possa contribuir para a divulgação da ciência para a comunidade surda e para outros setores da sociedade, em especial para as pessoas cadeirantes, da terceira idade e outros com diversidade funcional. | - |
Descrição: dc.description | This dissertation, submitted to the Professional Master's Degree in Diversity and Inclusion at Universidade Federal Fluminense (CMPDI), is about the creation of an operational model of an interactive, educational, playful and inclusive Virtual Tour, tested at the Geodiversity Museum of the Federal University of Rio de Janeiro (MGeo). This Model was built to be used in scientific dissemination but also in face-to-face and remote, formal and non-formal teaching of any discipline or interdisciplinary field. Various virtual media and different digital formats can be integrated into it, such as: film, video class, podcast, e-book, whether free or hosted on social media such as Instagram, Facebook, Youtube, Vimeo and others. To build the MGeo Tour, we made prior visits, scanning of the physical spaces, interviews with the technical staff and with the director of the aforementioned Museum. From a theoretical point of view, scientific dissemination is understood as a reformulation of scientific discourse into a language appropriate to the desired audience, which, in our study, prioritized the deaf community. Thus, in post-production, we inserted the simultaneous translation of all the content into Brazilian Sign Language, conveyed in the form of videotags. Our theoretical-operational model of Virtual Tour has been disseminated in congresses and in undergraduate and graduate courses, within the scope of the Universidade Federal Fluminense. We hope that this model can contribute to the dissemination of science to the deaf community and to other sectors of society, especially for people in wheelchairs, the elderly and others with functional diversity. | - |
Descrição: dc.description | 49 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | divulgação científica, tour virtual, inclusão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva, Museu, Mídia digital, Divulgação científica | - |
Palavras-chave: dc.subject | scientific dissemination, virtual tour, inclusion | - |
Título: dc.title | O tour virtual interativo e inclusivo como ferramenta de divulgação científica: caminhando pelo Museu da Geodiversidade da UFRJ | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: