Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bruno, Ruth | - |
Autor(es): dc.contributor | Costa, Isa | - |
Autor(es): dc.contributor | Almeida, Lucia da Cruz de | - |
Autor(es): dc.creator | Rocha, Rafael Gomes Coelho da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:11:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:11:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/11625 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/765447 | - |
Descrição: dc.description | Apesar do grande esforço despendido pelas instituições governamentais e por uma parcela expressiva de professores, com o objetivo de produzir mudanças no sistema educacional brasileiro, o ensino de Física ainda se encontra, por diversos motivos, insuficiente quando se trata da formação dos alunos do nível médio. As diretrizes governamentais, que priorizam a acessibilidade à educação, deixando em segundo plano a qualidade do que é ensinado e a qualificação docente, resultam num cenário em que os alunos concluem o ensino médio sem uma visão crítica dos conteúdos de física ou, até mesmo, incapazes de identificar sua relação com o cotidiano. Na tentativa de encontrar uma solução para esse problema, o professor reflexivo se vê estimulado a repensar sua prática docente, buscando metodologias educacionais que privilegiem a contextualização, levando em conta as experiências do dia a dia dos estudantes. Diante desta realidade e na expectativa de contribuir para a melhoria do ensino-aprendizagem de Física, propomos neste trabalho algumas sugestões de atividades que possam servir de suporte ao professor na elaboração de suas aulas. As atividades, fundamentadas na teoria construtivista e na utilização das concepções alternativas e erros conceituais de Física, foram idealizadas de modo a favorecer a participação direta dos alunos, individualmente ou em grupos. Esperamos, dessa forma, promover a construção do conhecimento científico, do pensamento crítico e da habilidade de análise e observação dos alunos | - |
Descrição: dc.description | Despite the great effort expended by government institutions and a significant portion of teachers with the goal of producing changes in the Brazilian educational system, teaching physics is still, for various reasons, insufficient when referring to the formation of middle school students. Government guidelines that prioritize accessibility to education, leaving in the background the quality of what is taught and teaching qualification, resulting in a scenario where students finish high school without a critical view of the contents of physical or even unable to identify its relationship with everyday experiences. In an attempt to find a solution to this problem, the reflective teacher finds himself stimulated to rethink his teaching practice, searching for educational methodologies that emphasize the contextualization, taking into account the experiences of everyday life of students. On this reality and with the expectation to contribute to improving the teaching and learning of physics, we propose in this paper some suggestions for activities that may provide support to the teacher in preparing their lessons. The activities based on constructivist theory and the use of spontaneous conceptions and misconceptions of Physics, were designed to favor the direct participation of the students, individually or in groups. We hope, therefore, to promote the construction of scientific knowledge, critical thinking and the ability of analysis and observation of students | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Erros conceituais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Concepções alternativas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Construtivismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Construtivismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physics teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Technology errors | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alternative conceptions | - |
Palavras-chave: dc.subject | Constructivism | - |
Título: dc.title | Erros conceituais e concepções espontâneas em Física: uma abordagem contextualizada nas aulas para o ensino médio | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: