Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Nogueira, Erica Cristina | - |
Autor(es): dc.contributor | Nachez, Juan Lucas | - |
Autor(es): dc.contributor | Carneiro, Marciano Alves | - |
Autor(es): dc.contributor | Marques, Maria Danielle Rodrigues | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Cílio Marques | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:11:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:11:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/26384 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/765442 | - |
Descrição: dc.description | Neste trabalho, investigamos a presença da temática da educação não formal, em dissertações do MNPEF (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física). Para tal, fizemos como etapa precedente, uma necessária caracterização da educação ocorrente fora do ambiente escolar. Também abordamos as possíveis contribuições da educação não formal ao ensino de Física, onde a sua utilização surge como alternativa para enfrentamento das dificuldades noensino e aprendizagem da disciplina. Para isso, realizamos uma descrição de alguns elementos que constituem os problemas enfrentados no ensino de Física. Após isso, realizamos a busca no catálogo de dissertações da CAPES, das dissertações do MNPEF que abordem o tema da educação não formal. A seleção das dissertações relacionadas com o tema se baseou com a leitura dos títulos, palavras-chave ou resumos. Após a seleção das dissertações, analisamos os seus conjuntos de palavras-chave, a distribuição geográfica e a distribuição por instituição de ensino. Por fim, realizamos discussões a partir dos dados analisados. | - |
Descrição: dc.description | In this work, we investigated the presence of the theme of non-formal education in MNPEF (National Professional Master's in Physics Teaching) dissertations. To this end, as a previous step, we carried out a necessary characterization of the education that occurs outside the school environment. We also address the possible contributions of non-formal education to the teaching of Physics, where its use appears as an alternative to face difficulties in teaching and learning the discipline. For this, we carry out a description of some elements that constitute the problems faced in the teaching of Physics. After that, we searched the Capes dissertation catalog for MNPEF dissertations that address the topic of non-formal education. The selection of dissertations related to the topic was based on reading the titles, keywords or abstracts. After the selection of dissertations, we analyzed their sets of keywords, geographic distribution and distribution by educational institution. Finally, we conducted discussions based on the analyzed data. | - |
Descrição: dc.description | 67 p | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Não Formal | - |
Palavras-chave: dc.subject | PROFIS | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação não formal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Produção intelectual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physics Teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Non Formal Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | PROFIS | - |
Título: dc.title | Análise da presença do tema “educação não formal” em dissertações do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: