Análise da presença do tema “educação não formal” em dissertações do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorNogueira, Erica Cristina-
Autor(es): dc.contributorNachez, Juan Lucas-
Autor(es): dc.contributorCarneiro, Marciano Alves-
Autor(es): dc.contributorMarques, Maria Danielle Rodrigues-
Autor(es): dc.creatorSantos, Cílio Marques-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:11:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:11:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-05-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-05-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/26384-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/765442-
Descrição: dc.descriptionNeste trabalho, investigamos a presença da temática da educação não formal, em dissertações do MNPEF (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física). Para tal, fizemos como etapa precedente, uma necessária caracterização da educação ocorrente fora do ambiente escolar. Também abordamos as possíveis contribuições da educação não formal ao ensino de Física, onde a sua utilização surge como alternativa para enfrentamento das dificuldades noensino e aprendizagem da disciplina. Para isso, realizamos uma descrição de alguns elementos que constituem os problemas enfrentados no ensino de Física. Após isso, realizamos a busca no catálogo de dissertações da CAPES, das dissertações do MNPEF que abordem o tema da educação não formal. A seleção das dissertações relacionadas com o tema se baseou com a leitura dos títulos, palavras-chave ou resumos. Após a seleção das dissertações, analisamos os seus conjuntos de palavras-chave, a distribuição geográfica e a distribuição por instituição de ensino. Por fim, realizamos discussões a partir dos dados analisados.-
Descrição: dc.descriptionIn this work, we investigated the presence of the theme of non-formal education in MNPEF (National Professional Master's in Physics Teaching) dissertations. To this end, as a previous step, we carried out a necessary characterization of the education that occurs outside the school environment. We also address the possible contributions of non-formal education to the teaching of Physics, where its use appears as an alternative to face difficulties in teaching and learning the discipline. For this, we carry out a description of some elements that constitute the problems faced in the teaching of Physics. After that, we searched the Capes dissertation catalog for MNPEF dissertations that address the topic of non-formal education. The selection of dissertations related to the topic was based on reading the titles, keywords or abstracts. After the selection of dissertations, we analyzed their sets of keywords, geographic distribution and distribution by educational institution. Finally, we conducted discussions based on the analyzed data.-
Descrição: dc.description67 p-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Física-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Não Formal-
Palavras-chave: dc.subjectPROFIS-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Física-
Palavras-chave: dc.subjectEducação não formal-
Palavras-chave: dc.subjectMestrado Nacional Profissional em Ensino de Física-
Palavras-chave: dc.subjectProdução intelectual-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics Teaching-
Palavras-chave: dc.subjectNon Formal Education-
Palavras-chave: dc.subjectPROFIS-
Título: dc.titleAnálise da presença do tema “educação não formal” em dissertações do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.