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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.creator | Neves, Marco Antônio Orsini | - |
Autor(es): dc.creator | Nascimento, Jacqueline Stephanie Fernandes do | - |
Autor(es): dc.creator | Azizi, Marco Antonio Alves | - |
Autor(es): dc.creator | Reis, Carlos Henrique Melo | - |
Autor(es): dc.creator | Nunes, Nicolle dos Santos Moraes | - |
Autor(es): dc.creator | Nascimento, Janie Kelly Fernandes do | - |
Autor(es): dc.creator | Eigenheer, Julia Fernandes | - |
Autor(es): dc.creator | Moreno, Adalgiza Mafra | - |
Autor(es): dc.creator | Sant´Anna Junior, Mauricio de | - |
Autor(es): dc.creator | Leite, Marco Antonio Araújo | - |
Autor(es): dc.creator | Bastos, Victor Hugo | - |
Autor(es): dc.creator | Teixeira, Silmar Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Acary Souza Bulle de | - |
Autor(es): dc.creator | Cardoso, Cláudia Mendonça | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:11:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:11:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/22667 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/765439 | - |
Descrição: dc.description | ISSN: 2526-9720 DOI: http://dx.doi.org/10.33233/eb.v19i3.4256 | - |
Descrição: dc.description | Introdução: Em 11 de março de 2020 a COVID-19 foi caracterizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma pandemia atrelada a diversos transtornos psíquicos, relacionados à impotência, ao medo, ao pânico e, principalmente, à falta de organização política e de liderança. Métodos: A proposta do presente artigo será, com base na literatura vigente, atualizar e produzir discussões provocativas acerca do atual contexto de pandemia. Para tal, foi realizada uma busca nas principais bases de dados Lilacs, Bireme e Pubmed, nos idiomas português e inglês, de artigos compreendidos no ano vigente. A escolha ocorreu de forma aleatória, obviamente, seguindo uma linha de reflexão. As palavras-chave pesquisadas foram: COVID-19, saúde mental, pandemia, SARS-COVID-19, Brasil. Discussão: Além dos males à integridade física, a COVID-19 também traz prejuízos desastrosos à saúde mental da população. O isolamento social é a principal medida estabelecida até o momento para retardar a propagação da COVID-19. Contudo, esse se relaciona à exacerbação de distúrbios psiquiátricos pré-existentes e ao desenvolvimento de novos quadros, sobretudo de depressão, ansiedade e estresse pós-traumático (todos relacionados ao aumento do risco de suicídio), além do aumento dos casos de violência doméstica. Conclusão: O prévio controle e prevenção da COVID-19 comporta-se como fator de proteção ou “alentecimento” contra problemas psicológicos de graus variados. Estudos evidenciaram que investir em educação em saúde a fim de se otimizar o conhecimento da população, no que se refere a COVID-19, auxilia no gerenciamento de comportamentos “otimistas”. | - |
Descrição: dc.description | Sim | - |
Descrição: dc.description | Introduction: On March 11, 2020, COVID-19 was characterized by the World Health Organization (WHO) as a pandemic linked to several psychological disorders, related to impotence, fear, panic and mainly the lack of political organization and leadership. Methods: The proposal of this article will be, based on the current literature, update and produce provocative discussions about the current pandemic context. To this end, it was carried out a search in the main databases Lilacs, Bireme and Pubmed in English and Portuguese from articles of the current year. The choice was made at random, obviously, following a line of reflection. The keywords searched were: COVID19, mental health, pandemic, SARS-COVID-19, Brazil. Discussion: Besides the harm to physical integrity, COVID-19 also brings disastrous damage to the mental health of the population. Social isolation is the main measure used to date to delay the spread of COVID-19. However, this is a problem related to the exacerbation of pre-existing psychiatric disorders and the development of new conditions, mainly of depression, anxiety and post-traumatic stress (all related to the increased risk of suicide), in addition to the increase in cases of domestic violence. Conclusion: The previous control and prevention of COVID-19 behaves as a protective factor or “retardation” against psychological problems of varying degrees. Studies have shown that investing in health education in order to optimize the knowledge of the population, about COVID-19, helps in the management of “optimistic” behaviors. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Atlântica Editora | - |
Publicador: dc.publisher | N/A | - |
Relação: dc.relation | ENFERMAGEM BRASIL. [s. l.] Atlântica Editora, v. 19, n.3, 2020. | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Saúde mental | - |
Palavras-chave: dc.subject | COVID-19 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pandemia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | COVID-19 | - |
Palavras-chave: dc.subject | 2019 n-CoV | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sars-CoV-2 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Coronavírus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Novo coronavírus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Betacoronavirus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Saúde mental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pandemia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Salud mental | - |
Palavras-chave: dc.subject | COVID-19 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pandemia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brasil | - |
Título: dc.title | Danos psíquicos durante pandemia por COVID-19 no Brasil | - |
Título: dc.title | Psychological damage during the COVID-19 pandemic in Brazil | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Artigo de periódicos | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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