Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ferreira, Jorge Luiz | - |
Autor(es): dc.contributor | Cruz, Denise Rollemberg | - |
Autor(es): dc.contributor | Castro, Ricardo Figueiredo de | - |
Autor(es): dc.contributor | Naves, Santuza Cambraia | - |
Autor(es): dc.creator | Lamarão, Luisa Quarti | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:11:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:11:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2008 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/22135 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/765438 | - |
Descrição: dc.description | A dissertação faz uma apresentação das ideias do crítico musical José Ramos Tinhorão a partir da análise de seus artigos presentes em dois momentos de sua carreira no Jornal do Brasil: a coluna semanal "Primeiras lições de samba" (1961-1962) e a "Música Popular" (1974-1982). O jornalista ficou conhecido por sua visão "radical" da música popular brasileira, apresentando-a, em seus escritos, com um enfoque marxista e nacionalista. Embora a década de 1960 tenha sido marcada por um forte discurso nacionalista entre as esquerdas. Tinhorão parece ter ido além. Muitos artistas de sucesso da MPB foram fortemente criticados por ele. Dessa maneira, não era bem-visto em determinados setores da cultura brasileira. Entretanto, o jornalista contribuiu enormemente com suas inúmeras pesquisas sobre música popular brasileira. O presente estudo visa, portanto, por meio do exame de suas ideias sobra a música brasileira, compreender o nacionalismo que norteou seu pensamento e analisar a ambiguidade de sentimentos despertados por Tinhorão no cenário cultural brasileiro | - |
Descrição: dc.description | 155 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Música e política | - |
Palavras-chave: dc.subject | Música popular brasileira | - |
Palavras-chave: dc.subject | José Ramos Tinhorão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Música popular | - |
Palavras-chave: dc.subject | Música - aspecto político | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tinhorão, José Ramos | - |
Título: dc.title | As muitas histórias da MPB: as idéias de José Ramos Tinhorão | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: