
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Méxas, Mirian Picinini | - |
| Autor(es): dc.contributor | Reis, Augusto da Cunha | - |
| Autor(es): dc.contributor | Barcauí, André Baptista | - |
| Autor(es): dc.creator | Queirós, Raul Carlos Costa | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:11:28Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:11:28Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-04-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-04-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/9299 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.22409/PSG.2019.mp.69779570772 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/765431 | - |
| Descrição: dc.description | A grande utilização da Tecnologia da Informação (TI), pelos novos modelos de negócios, criou uma simbiose quase que indivisível, entre modelos de negócios e os recursos de TI, trazendo inúmeros benefícios, mas também malefícios. Estes malefícios, atingem diretamente o meio ambiente, seja pela liberação de CO2, auto gasto de energia, utilização da água para resfriamento ou mesmo pelo descarte indevido de componentes eletrônicos. Com todos estes efeitos negativos, foram criadas práticas, para que estes efeitos sejam minimizados, chamadas de TI VERDE. Estas práticas estão sendo utilizadas, e este estudo vem para verificar qual o seu nível de utilização, de que forma estão sendo adotadas, e se fazem parte da estratégia da empresa. Como metodologia, foi realizada uma revisão da literatura, que fundamentou o questionário a ser aplicado, aos gestores, coordenadores e especialistas da área de TI, das organizações brasileiras. Como resultado desta pesquisa foram propostas as práticas de adoção de TI Verde nas empresas tais como, a inclusão de itens ambientais no planejamento estratégico e a criação de objetivos e metas ambientais dentre outras. O valor e a originalidade desta pesquisa, atribuem-se ao estudo das melhores formas de adoção das práticas de TI Verde. | - |
| Descrição: dc.description | The great use of Information Technology (IT), by the new business models, has created an almost indivisible symbiosis, between business models and IT resources, bringing many benefits, but also harms. These harms directly affect the environment, either by releasing CO2, self-expending energy, using water for cooling or even by improper disposal of electronic components. With all these negative effects, practices were created so that these effects are minimized, called GREEN TI. These practices are being used, and this study comes to verify their level of use, how they are being adopted, and if they are part of the company's strategy. As a methodology, a literature review was carried out, based on the questionnaire to be applied to the managers, coordinators and specialists in the IT area of the Brazilian organizations. As a result of this research, Green IT adoption practices were proposed in companies such as the inclusion of environmental items in strategic planning and the creation of environmental goals and targets, among others. The value and originality of this research is attributed to the study of the best ways of adopting Green IT practices. | - |
| Descrição: dc.description | 104 f. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | TI verde | - |
| Palavras-chave: dc.subject | TI estratégica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Meio ambiente | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Governança verde | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia da informação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento sustentável | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Governança de TI | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Green IT | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Strategic IT | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Environment | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Green governance | - |
| Título: dc.title | Proposta de melhoria para a adoção das boas práticas de TI verde nas organizações | - |
| Título: dc.title | Proposal for improvement to adopt good green IT practices in organizations | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: