O aprendizado de vocabulário de língua inglesa no ensino fundamental : a internet como subsídio para a retenção lexical

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMitrano Neto, Nelson-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781815Z7-
Autor(es): dc.contributorSilva, Vera Lucia Teixeira da-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4421134009136228-
Autor(es): dc.contributorTilio, Rogério Casanovas-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4176886574555470-
Autor(es): dc.creatorMoreira, Maria Aparecida Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:11:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:11:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2009-07-28-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2008-07-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/18501-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/765419-
Descrição: dc.descriptionThis study describes the results of an investigation on EFL vocabulary teaching and learning in a state school in Brazil. The participants were elementary school pupils (12 to 14 year-olds) learning English as a foreign language in the city of Rio de Janeiro. It aims at evaluating whether Internet-based comprehension tasks contribute to vocabulary acquisition and retention. The theoretical framework comprises the basic principles of lexical and taskbased instruction as well as some pedagogical principles of CALL (Computer-Assisted Language Learning). Due to the characteristics of the topic investigated, the method chosen was experimental. Both the control and the experimental groups were assigned similar lexisfocused tasks. However, while the experimental group performed their tasks using websites as their vocabulary input, the control group performed the same tasks in the classroom, using printed versions of materials taken from the same websites. The analysis of the results does not demonstrate significant differences in the lexical gains between the two groups. Yet, neither the control group nor the experimental group was able to retain the lexical items taught for a longer period. This fact seems to reveal that the Internet, even when its use is based on pedagogical principles, does not seem to be enough to promote lexical retention, as it had been anticipated-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho apresenta os resultados de uma investigação sobre o processo de ensino-aprendizagem de léxico de língua inglesa numa escola pública brasileira. A pesquisa, base de dados para este trabalho, foi realizada com alunos do 7o ano do ensino fundamental em uma escola federal, localizada na cidade do Rio de Janeiro, e teve como objetivo avaliar se as tarefas criadas com a utilização da Internet como base textual contribuíram de alguma forma para a aquisição e retenção de vocabulário dos alunos pesquisados. A pesquisa teve como base teórica os conhecimentos sobre aquisição e retenção lexical, o ensino baseado em tarefas e a utilização pedagógica da Internet. A metodologia adotada foi de base quantitativa, uma vez que o foco da investigação foi a retenção do vocabulário ensinado durante a realização das tarefas. Os sujeitos investigados foram divididos em dois grupos (de controle e experimental) e realizaram tarefas semelhantes com foco na aquisição lexical. O grupo experimental teve como insumo lexical sites da Internet, enquanto ao grupo de controle o mesmo vocabulário foi apresentado por meio de textos impressos, retirados dos mesmos sites. A análise dos dados da pesquisa não revelou diferença significativa entre o ganho lexical dos alunos do grupo experimental e o ganho dos alunos do grupo de controle. No entanto, nenhum dos grupos conseguiu reter todos os itens lexicais ensinados por um período mais longo. Tal fato parece demonstrar que a Internet, mesmo quando usada de maneira pedagogicamente consistente, não é suficiente para promover a retenção lexical, como se havia antecipado nas hipóteses-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Letras-
Publicador: dc.publisherletras-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectLetras-
Palavras-chave: dc.subjectEstudos de linguagem-
Palavras-chave: dc.subjectAquisição da segunda linguagem-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua inglesa-
Palavras-chave: dc.subjectEstudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectVocabulário-
Palavras-chave: dc.subjectAquisição lexical-
Palavras-chave: dc.subjectRetenção lexical-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino por tarefas-
Palavras-chave: dc.subjectInternet-
Palavras-chave: dc.subjectVcabulary-
Palavras-chave: dc.subjectLexical aquisition-
Palavras-chave: dc.subjectTask-based learning-
Palavras-chave: dc.subjectWord retention-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS-
Título: dc.titleO aprendizado de vocabulário de língua inglesa no ensino fundamental : a internet como subsídio para a retenção lexical-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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