A sociometria e o estudo das relações interpessoais em um jogo de empresas

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Sheila Serafim da-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Murilo Alvarenga-
Autor(es): dc.contributorGuimarães, Vanessa de Almeida-
Autor(es): dc.creatorLopes, Bruno Koenigkan-
Autor(es): dc.creatorAndrade, Leticia Duarte-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:11:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:11:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-07-10-
Data de envio: dc.date.issued2018-07-10-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/6943-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/765405-
Descrição: dc.descriptionÉ de extrema importância o conhecimento das relações intergrupais nas organizações. Essas relações são importantes para caracterizar e dar forma a mudanças que podem ocorrer no ambiente em que os indivíduos estão inseridos. Assim, esse estudo teve como objetivo analisar a dinâmica das relações interpessoais, utilizando-se da técnica de Sociometria, e como os indivíduos interagem dentro e fora da organização em um jogo de empresas. Para isso, foram estudadas essas relações em um ambiente que simula o processo de tomada de decisão de gestores por meio do método jogo de empresas. Por meio de uma abordagem qualitativa, coletaram-se os dados junto a participantes da atividade em um curso de graduação em Administração de uma Universidade Pública no Estado do Rio de Janeiro e, em seguida, pôde-se tratar os dados por meio da técnica Sociometria, proposta por Moreno (1972), para que as empresas pudessem ser classificadas em grupo, equipe ou time e os indivíduos em estrelas, panelas, pontes ou indivíduos isolados. Os achados foram reforçados ou confrontados por meio de uma análise descritiva do discurso dos entrevistados à um questionário dividido em duas partes: a primeira abordou questões do alinhamento estratégico da empresa, distribuição de tarefas e responsabilidades e relacionamento interno e externo entre os participantes; a segunda levantou dados para a elaboração do grafo (Sociograma). Os resultados dessa etapa foram discutidos tendo em vista a revisão de literatura acerca dos temas “relacionamento interpessoal”, “indivíduo e grupo” e “jogo de empresas”. Os principais resultados destacaram a importância de se conhecer a estrutura das relações interpessoais e a influência das amizades no relacionamento interno e externo dos indivíduos. E, ainda entre as principais conclusões, pode-se destacar que os indivíduos considerados estrela são os mais requisitados perante os outros participantes, as pontes se relacionam com mais de um grupo, os indivíduos isolados são aqueles que não são indicados, já as panelas são os indivíduos que possuem uma maior afinidade entre si. E ainda, pôde-se destacar que um indivíduo considerado estrela pode estar inserido tanto em um grupo, equipe ou time, pois a análise foi feita coletivamente e o fato de o individual obter uma vantagem, não significa que o conjunto obterá o melhor resultado. O estudo teve como principal limitação o número reduzido de participantes no jogo de empresas, o que restringiu os dados obtidos-
Descrição: dc.descriptionAfter that the data collected through the sociometric technique proposed by Moreno (1922), so the companies could be classified in groups or teams and the individuals in stars, pans, pots or isolated individuals. The findings were reinforced or confronted by described analysis of the speeches of the people that were interviewed in a series of questions divided in two parts: first of all it approached companies strategic alignment, distribution chores and inside and outside responsibilities and relationships between participants; second of all it raised data used to elaborate graphs (sociogram). The results were discussed using the existing literature around the themes "interpersonal relationship", "individual and group", "company games". The main results pointed out the importance of knowing the structure of interpersonal relationships and influence of friendship in the internal and external body of the company. And, one of the main conclusions, is you can point out that individuals considered stars are the most requested by the other participants, the bridges are connected by more than one group, the isolated individuals are those who are not pointed by others and the pans are people that have a better relationship between themselves. Still, you can show that a star person can be inserted both in a group or team since the analysis was done collectively and, because the individual has an advantage, it does mean they hole group will have a better result. The study had as greater limitation a reduced number of participants in the so called company games, that has restricted the information collected-
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Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectRelações interpessoais-
Palavras-chave: dc.subjectSociometria-
Palavras-chave: dc.subjectJogo de empresas-
Palavras-chave: dc.subjectRelações interpessoais-
Palavras-chave: dc.subjectJogo de empresas-
Palavras-chave: dc.subjectSociometria-
Título: dc.titleA sociometria e o estudo das relações interpessoais em um jogo de empresas-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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