Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Leonardo Mattos da Motta | - |
Autor(es): dc.contributor | Foganholi, Cláudia | - |
Autor(es): dc.contributor | Sampaio, Danielle | - |
Autor(es): dc.creator | Fernandes, Vinicius Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:11:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:11:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/9965 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/765404 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar o que vem sendo produzido nas revistas mais conceituadas na área de educação física, tratando a capoeira nas aulas de educação física escolar. As revistas Pensar a Prática, Movimento e Revista Brasileira de Ciências do Esporte foram os meios de pesquisa para alcançar as respostas. Após as análises e discussão a respeito, percebeu-se a necessidade em aprofundar o conhecimento acerca da temática abordada. O coletivo de autores mostrou-se a mais completa abordagem pedagógica no trato do processo de ensino-aprendizagem nas aulas de educação física. A capoeira, enquanto manifestação cultural, quando abordada numa perspectiva crítico-superadora, instiga o aluno a construir uma nova visão da realidade social que está inserido e a desconstruir paradigmas preconceituosos. Assim, este trabalho entende que a Capoeira quando trabalhada nas aulas, deve ser contextualizada, fazendo um resgate do seu histórico social e problematizada no intuito de modificar e democratizar as relações sociais e o conhecimento dos alunos | - |
Descrição: dc.description | This conclusion of course has as objective to analyze what is being produced in the most relevant journals in the area of Physical Education, treating the poultry in Physical Education classes at school. The magazines think the practice, Movement and Brazilian Journal of Sport Sciences were the means of research to achieve the answers. After analysis and discussion, realized the need to deepen the knowledge about the theme addressed. The Collective of authors showed to be the most complete pedagogical approach in the treatment of the teaching-learning process in Physical Education classes. The Capoeira, while cultural manifestation, when addressed a critical perspective-Overmastering, instigates the student to build a new vision of social reality that is inserted and deconstruct prejudiced paradigms. Thus, this study considers that the poultry when worked in the classes, must be contextualized, making a ransom of his social history and evaluated in order to modify and democratise the social relations and the knowledge of the students. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Capoeira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação física escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino-aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Coletivo de autores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Capoeira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino-aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Poultry | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physical education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physical education at school | - |
Palavras-chave: dc.subject | Collective of authors | - |
Título: dc.title | A capoeira na educação física escolar: analisando referências | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: