Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Vereza, Solange Coelho | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:56389756422 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781522P3 | - |
Autor(es): dc.contributor | Tavares, Kátia Cristina do Amaral | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:64650090822 | - |
Autor(es): dc.contributor | Silveira, Maria Elisa Knust | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:10140987222 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797234Z2 | - |
Autor(es): dc.contributor | Vidal, Rejane Teixeira | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:10980750022 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788378Z4 | - |
Autor(es): dc.creator | Castro, Giselle Trajano Ignacio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:11:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:11:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-01-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009-08-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/18686 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/765399 | - |
Descrição: dc.description | This study aims to investigate the role of the teacher-student interaction in the development of learners´ autonomy in the context of distance learning. In order to explore this question, the investigation is based on a theoretical framework concerning the following issues: distance learning, distance language learning, autonomy in education and the teaching-learning process from a sociocultural perspective. The methodology followed the qualitative paradigm and the research was carried out with teachers and students as participants in an online English course. The instruments of analysis consisted of e-mail exchanges between teachers and students as well as interviews with the teachers who were involved in the process. The units of analysis are drawn from Pragmatics, with special focus on the concepts of Speech Acts, Adjacency Pairs and Politeness. The results have suggested that the dialogical nature of the teacher-student interactions via e-mail enables the teacher, in a process of pedagogical mediation, to lead learners to reflect critically upon their learning experiences in the course, preparing them to take more control over their studies in a more committed, thus potentially autonomous attitude towards their learning processes. | - |
Descrição: dc.description | Este estudo tem por objetivo investigar o papel da interação professor-aluno, no desenvolvimento da autonomia do aprendiz, no contexto de ensino a distância. Para explorar essa questão, a investigação se baseia em um referencial teórico, relacionado à educação a distância de um modo geral, ao ensino de línguas a distância, à questão da autonomia na educação e ao processo de ensino-aprendizagem, a partir da visão sociointeracional. A metodologia do estudo se enquadra no paradigma qualitativo. A pesquisa foi realizada com alunos e professores de um curso de inglês a distância, tendo como instrumentos a análise de trocas de mensagens, via correio eletrônico, entre professores e alunos e também entrevistas, com os professores participantes. As unidades de análise utilizadas advém da pragmática, focando, especificamente, a teoria dos atos da fala, os pares adjacentes e a teoria da polidez. Os resultados sugerem que o caráter dialógico das interações professor-aluno, via e-mail, propicia ao professor, em um processo de mediação pedagógica, levar o aluno à reflexão crítica de suas experiências de aprendizado no curso, preparando-o para assumir, de forma mais comprometida e, portanto, potencialmente mais autônoma, o controle da própria aprendizagem. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Letras | - |
Publicador: dc.publisher | letras | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino a distância | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interação educador-educando | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autonomia na educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pragmática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estratégias de ensino-aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Distance learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interaction | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autonomy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pragmatics | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | - |
Título: dc.title | O papel da interação professor-aluno no desenvolvimento da autonomia do aprendiz na educação a distância | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: