Desenvolvimento para ensino a distância em tv digital

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMattos, Douglas Paulo de-
Autor(es): dc.contributorFerreira, Vinicius Corrêa-
Autor(es): dc.creatorPereira, Enyo Soares-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:11:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:11:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-29-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-29-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/30672-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/765378-
Descrição: dc.descriptionA Educação a Distância (EaD) tem se desenvolvido muito nos últimos anos principalmente pela inserção das mais diversas tecnologias. A Internet em especial trouxe novas perspectivas, novas formas de se comunicar e novas ferramentas, bastante úteis a essa modalidade de ensino. Muitas dessas ferramentas têm sido agrupadas em ambientes que são verdadeiras salas de aula virtuais – os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs). Embora com tais tecnologias, o EaD ainda encontra desafios significativos. Os polos municipais nem sempre são de fácil acesso e alguns alunos ainda não possuem computadores ou conexão apropriada com a internet, para a execução das atividades. Deste modo, há de se pensar em outros meios de comunicação que facilitem o diálogo entre o aluno e sua instituição de ensino. Dentre estes meios, a TV Digital surgiu como uma tecnologia largamente difundida entre a população e uma alternativa para o EaD. Através dela fluem dados, como voz e vídeos, e ainda possui o grande diferencial de permitir a interatividade através de um canal de retorno. O EaD pode, então, utilizar os recursos da TV digital para fornecer aos alunos lições, vídeos, exercícios em forma de aplicativos, além de poder disponibilizar ferramentas síncronas e assíncronas para comunicação e para apoio ao processo de ensino/aprendizagem. Uma alternativa para os cursos que se baseiam em AVAs é trabalhar a integração destes ambientes à TV Digital, aproveitando o que cada tecnologia possui de melhor, auxiliando na inclusão digital e disponibilizando conteúdos através da televisão. Este trabalho trata mais especificamente de uma introdução às ferramentas tecnológicas para o desenvolvimento de aplicações para o ensino a distância através da TV Digital Brasileira. Além disso, o trabalho propõe uma aplicação multimídia interativa implementada com a linguagem NCL aplicada ao ensino a distância-
Descrição: dc.description65 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectTelevisão digital-
Palavras-chave: dc.subjectComputação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino à distância-
Palavras-chave: dc.subjectTV digital-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão digital-
Palavras-chave: dc.subjectLinguagem de programação (Computador)-
Título: dc.titleDesenvolvimento para ensino a distância em tv digital-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.