Língua materna e literatura no ensino médio: a orientação dos documentos oficiais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBittencourt, Terezinha Maria da Fonseca Passos-
Autor(es): dc.contributorCPF:18200800622-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3896981631565147-
Autor(es): dc.contributorBarros, Luiz Martins Monteiro de-
Autor(es): dc.contributorCPF:49808070022-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9213264232805672-
Autor(es): dc.contributorCezar, Marina Coelho Moreira-
Autor(es): dc.contributorCPF:18459762122-
Autor(es): dc.contributorUchôa, Carlos Eduardo Falcão-
Autor(es): dc.contributorCPF:18009887522-
Autor(es): dc.contributorSilva, José Pereira da-
Autor(es): dc.contributorCPF:50090800722-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4567157761169588-
Autor(es): dc.creatorSouza, Priscila Freitas de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:11:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:11:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2008-07-30-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2008-01-09-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/17953-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/765365-
Descrição: dc.descriptionEste trabajo tiene por objetivo analizar los documentos oficiales de enseñanza de lengua materna para la enseñanza media en Brasil: los PCNEM, de 1999, que son extremadamente condensados, lo que causó mucha confusión por parte de los profesores, y los PCN+ , de 2002, que vinieron como forma de aclarar el primer documento, con una mayor descripción teórica. Los PCN de Lengua Portuguésa para la enseñanza media no son llevados en consideración en las escuelas. Muchos profesores desconocen el contenido específico dieses documentos, y los que conocen critican la falta de objetividad de los documentos y su lenguaje poco accesible. Con la finalidad de entender todo el proceso de transformaciones de esa enseñanza, se hace, primero, un levantamiento histórico-crítico de la enseñanza de Portugués en Brasil, desde su descubrimiento hasta el momento actual. Se discute, aún, la importancia de la enseñanza de literatura en la enseñanza media, los motivos y consecuencias de la reforma de la enseñanza media, bien como la importancia del libro didáctico como modelo de enseñanza de lengua materna, en la enseñanza media, actualmente. Por tanto, una vez que los PCN tienen como objetivo servir de soporte para el trabajo eficaz de los profesores de idioma materno, es necesaria un análisis de los documentos, reflejando sobre la relevancia, pertinencia y eficacia de los mismos en medios escolares.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho tem por objetivo analisar os documentos oficiais de ensino de língua materna para o ensino médio no Brasil: os PCNEM, de 1999, que são extremamente resumidos, o que causou muita confusão por parte dos professores, e os PCN+ , de 2002, que vieram como forma de esclarecer o primeiro documento, com uma maior descrição teórica. Os PCN de Língua Portuguesa para o ensino médio não são levados em consideração nas escolas. Muitos professores desconhecem o conteúdo específico desses documentos, e os que conhecem criticam a falta de objetividade dos documentos e sua linguagem pouco acessível. Com a finalidade de entender todo o processo de transformações desse ensino, faz-se, primeiramente, um levantamento histórico-crítico do ensino de Português no Brasil, desde o seu descobrimento até o momento atual. Discute-se, ainda, a importância do ensino de literatura no ensino médio, os motivos e conseqüências da reforma do ensino médio, bem como a importância do livro didático como modelo de ensino de língua materna, no ensino médio, atualmente. Portanto, uma vez que os PCN têm como objetivo servir de suporte para o trabalho eficaz dos professores de língua materna, é necessária uma análise criteriosa dos documentos, refletindo sobre a relevância, pertinência e eficácia dos mesmos nos meios escolares.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Letras-
Publicador: dc.publisherletras-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectLetras-
Palavras-chave: dc.subjectEstudos da linguagem-
Palavras-chave: dc.subjectEstudos lingüísticos-
Palavras-chave: dc.subjectLinguagem e língua-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua portuguesa-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua materna-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura-
Palavras-chave: dc.subjectPCNEM-
Palavras-chave: dc.subjectPCN-
Palavras-chave: dc.subjectLivro didático-
Palavras-chave: dc.subjectEnseñanza-
Palavras-chave: dc.subjectLengua materna-
Palavras-chave: dc.subjectEnseñanza media-
Palavras-chave: dc.subjectLibro didáctico-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS-
Título: dc.titleLíngua materna e literatura no ensino médio: a orientação dos documentos oficiais-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.