Competência intercultural no ensino integrado em contexto escolar bilingue

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSavedra, Mônica Maria Guimarães-
Autor(es): dc.creatorLiberto, Heloisa Madeira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:11:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:11:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-03-28-
Data de envio: dc.date.issued2017-03-28-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/3171-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/765357-
Descrição: dc.descriptionO mundo das relações sociais e culturais de hoje exige novas políticas no domínio do ensino de línguas. A importância dos aspectos interculturais no ensino de uma língua estrangeira cresceu nos últimos anos e tornou-se o principal tema, em estudos que se relacionam com o processo de ensino e aprendizagem como uma prática social. Além de uma perspectiva multicultural, há a perspectiva de educação intercultural. O ensino integrado de língua alemã é visto, neste contexto, como um campo fértil para desenvolver a aprendizagem intercultural, baseada na integração de conteúdos e aspectos linguísticos. Aqui são empregadas considerações para a integração de conteúdo e aprendizagem de línguas (Content and Language Integrated Learning - CLIL), na sua forma e nos seus desafios e suas influências no processo de aprendizagem intercultural de uma língua estrangeira. Este trabalho propõe uma reflexão sobre o estado atual das pesquisas na área de CLIL, no domínio da aprendizagem intercultural e de suas abordagens teóricas. O estudo foi realizado com base na avaliação de programa, aplicado em uma turma de aprendizagem integrada, do 7o ano de uma escola bilíngue, português-alemão, no Rio de Janeiro. O objetivo foi identificar evidências de êxito do programa no desenvolvimento de competência intercultural (CI). Para examinar o nível de CI dos alunos e professor do programa, foi aplicada uma ferramenta de pesquisa padronizada (IDI) aos alunos e seu professor e os resultados foram comparados aos de uma classe do 7o ano do Ensino Fundamental II (EFII), na mesma escola. O ensino de línguas é considerado sob os aspectos da competência intercultural e sua integração na prática. Os resultados desta pesquisa contribuem para a efetiva integração de conteúdos, fatores culturais e linguísticos e o desenvolvimento e adaptação de modalidades de ensino nas escolas com proposta bilíngue.-
Descrição: dc.descriptionThe world of social and cultural relations today requires new policies in the field of language teaching. The importance of intercultural aspects in the teaching of a foreign language has grown in recent years and has become the main theme in studies that relate to teaching as social practice and the current context in which the learning process takes place. Apart from a multicultural perspective, there is the perspective of intercultural education. The integrated teaching of the German language in the school context is seen as a fertile ground for developing intercultural learning based on the integration of content and linguistic aspects. Considerations for integrating content and language learning (CLIL) , its design and challenges as well as influences on intercultural learning process of a foreign language in the Brazilian scenario are employed here . This study aims at reflecting on the current research in the area of CLIL in the field of intercultural learning and its theoretical approaches. To this end a program evaluation of a 7th grade class studying German as a foreign language was conducted to identify evidence of intentional teaching aiming at the development of intercultural competence (IC). To examine the IC of students and their teacher in the program, a standardized survey examining IC was administered and compared to another class of 7th graders studying German as L2 in the same school. The teaching of foreign languages in schools will be considered under the aspects of IC and its integration in bilingual teaching practices. This study is based on a socio-cultural perspective of language and focuses on the relationship between language and social structure. The results of this study will contribute to the effective integration of content, cultural and linguistic factors and the development and adaptation of teaching methods in schools . This research also provides an overview of the teaching of the German language in Brazil and follows the concepts and dimensions of bilingualism or teaching German as a foreign and second language and deals with the aspect of intercultural learning in a school in Rio de Janeiro.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação intercultural-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem integrada-
Palavras-chave: dc.subjectContexto escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino bilíngue-
Palavras-chave: dc.subjectIntercultural education-
Palavras-chave: dc.subjectIntegrated learning-
Palavras-chave: dc.subjectIntercultural competence-
Palavras-chave: dc.subjectSchool context-
Título: dc.titleCompetência intercultural no ensino integrado em contexto escolar bilingue-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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