Kazimir Malievitch: novos conceitos, outras revoluções

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFacina, Adriana-
Autor(es): dc.contributorReis Filho, Daniel Aarão-
Autor(es): dc.contributorSá, Ivan Coelho de-
Autor(es): dc.creatorGreco, Patrícia Danza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:11:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:11:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-07-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/26424-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/765346-
Descrição: dc.descriptionEsta dissertação tem por objetivo analisar a trajetória artística de Kazimir Malievitch sob uma perspectiva historicizante de sua figura pública. Em outras palavras, entender o surgimento desse artista no interior da sociedade russa de seu período, enxergando sua obra e seus escritos como objetos mediadores das relações sociais existentes entre 1878 e 1935. Partindo dessa ótica, este estudo, ao mesmo tempo em que analisou as características sócioeconômicas de uma sociedade majoritariamente agrária – que teve suas contradições acirradas com o despontar do capitalismo nessa nação –, procurou também relacioná-las com o desenvolvimento das diversas personas integrantes de Malievitch, destacando, dentre elas, o homem, o artista, o teórico, o pedagogo e o museógrafo. O artista e o teórico foram compreendidos enquanto desdobramentos do seu interesse juvenil pelos fenômenos da natureza e, posteriormente, pela capacidade do homem de saber e poder pintar. O pedagogo e o museógrafo foram pensados enquanto prolongamentos necessários para o desenvolvimento de atividades que giravam em torno do Suprematismo. Em suma, a análise de todas as esferas de atuação de Kazimir Malievitch permitiu compreender que a construção de sua trajetória intelectual e artística esteve intimamente ligada às suas primeiras idéias surgidas na juventude, que acabaram levando-o à justificação da pintura enquanto pintura. Entretanto, ao contrário do que se possa imaginar, essa justificativa não pressupôs uma defesa esvaziada de intelectualidade e de sensibilidade, mas sim uma defesa de densidade político-filosófica, que propôs uma nova relação do homem com o mundo, uma reorganização desse mundo, o qual abdicaria da materialidade do objeto e se realizaria no espaço pictórico-
Descrição: dc.descriptionThis present study has for objective to analyze the artistic trajectory of Kazimir Malievitch under a historical perspective of his public figure. In other words, to understand the growth of this artist in the Russian society of his period, using his work and his writings as objects of the social relations between the years 1878 and 1935. Based in this point of view, the study had simultaneously analyzed the social and the economic characteristics of a mainly agrarian society – which had its contradictions incited with the break of capitalism in this nation -, and it also looked for to relate them with the development of the diverse personas that constitute Malievitch personality, amongst them, the man, the artist, the theoretician, the teacher and the museographer. The artist and the theoretician had been studied as a development of his youth interest for the phenomena of the nature and, later, for the man’s painting skills and knowledge. The teacher and the museographer were analyzed as necessary extensions to the development of the activities that were connected with Suprematism. Summarizing, the analysis of every Kazimir Malievitch activities leads to the comprehension that the construction of his intellectual and artistic trajectory was closely linked to his youthful thoughts, which allowed him to justify a painting as a painting. However, this justification did not meant a empty defense of intellectuality and sensitivity, but a defense of political and philosophical density, that suggest a new relation between man and world, a reorganization of this world, which would renounce object’s materiality and would accomplish in the pictorial space.-
Descrição: dc.description219 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectRússia-
Palavras-chave: dc.subjectIntelligentsia-
Palavras-chave: dc.subjectRevoluções-
Palavras-chave: dc.subjectVanguarda Artística-
Palavras-chave: dc.subjectSuprematismo-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia-
Palavras-chave: dc.subjectMuseografia-
Palavras-chave: dc.subjectMalevich, Kazimir Severinovich, 1878-1935-
Palavras-chave: dc.subjectArte russa-
Palavras-chave: dc.subjectSéculo XX-
Palavras-chave: dc.subjectRussia-
Palavras-chave: dc.subjectIntelligentsia-
Palavras-chave: dc.subjectRevolutions-
Palavras-chave: dc.subjectArtistic Avant-garde.-
Palavras-chave: dc.subjectSuprematism-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogy-
Palavras-chave: dc.subjectMuseography-
Título: dc.titleKazimir Malievitch: novos conceitos, outras revoluções-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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