Os EUA em cena: liberdade como construto no teatro político de Tony Kushner

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCruz, Sonia Regina Aguiar Torres da-
Autor(es): dc.contributorCoutinho, Eduardo de Faria-
Autor(es): dc.contributorGomes, Heloísa Toller-
Autor(es): dc.contributorCardoso, André Cabral de Almeida-
Autor(es): dc.contributorPortilho, Carla Figueiredo-
Autor(es): dc.creatorNogueira, Vanessa Cianconi Vianna-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:11:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:11:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-01-15-
Data de envio: dc.date.issued2019-01-15-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/8189-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/765345-
Descrição: dc.descriptionO objetivo desta tese é examinar como a ideia de liberdade estadunidense, inerente ao imaginário daquele país, é conduzida em três peças de Tony Kushner. As peças sob escrutínio, A Bright Room Called Day, Hydriotaphia or the Death of Dr. Browne: an Epic Farse about Death and Primitive Capital Accumulation e as duas partes de Angels in America (Millennium Approaches e Perestroika), são analisadas através de diferentes motes. A Bright Room descreve a ligação entre o passado e o presente e o fato de esta conexão não poder ser mais ignorada no mundo de hoje. O sinal de alerta dado por Kushner está intimamente ligado ao que é a liberdade para os estadunidenses e sua ligação com a felicidade. Para tal, Kushner lança mão da figura de um fantasma, Die Alte, que aponta para uma direção contrária `a que os fantasmas que aparecem no teatro geralmente tomam, o espectro aponta para um futuro irrealizável e bárbaro quando não é mais possível ter esperança. Hydriotaphia or the Death of Dr. Browne: an Epic Farse about Death and Primitive Capital Accumulation, ambientada no século XVII, faz uma crítica ferrenha ao sistema capitalista da acumulação infinita. O Manifesto Comunista de Karl Marx e a máxima “tudo que é sólido desmancha no ar” entrelaçam toda a peça. Em Angels in America busco argumentar que as máscaras da tragédia norte americana, discutidas por Dan Vogel, encontram-se personificadas em Roy Cohn, em Harper e no anjo, respectivamente. O dramaturgo que diz não mais acreditar na existência de alguma esperança (tanto para ser livre, quanto para ser feliz), paradoxalmente, escreve peças nas quais sempre há uma luz ao final do túnel, um momento no qual tudo pode ser mudado-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionThe aim of this dissertation is to examine how the idea of freedom, imbedded in the US imaginary, is represented in three of Tony Kushner’s plays. The plays to be analyzed are: A Bright Room Called Day, Hydriotaphia or the Death of Dr. Browne: an Epic Farse about Death and Primitive Capital Accumulation and parts I and II of Angels in America (Millennium Approaches and Perestroika). A Bright Room describes the relationship between past and present and the fact that this connection can no longer be ignored in today’s world. The warning given by Kushner is linked to what freedom and its link to happiness means to Americans. In order to do so, Kushner uses the figure of a ghost, Die Alte, who points to a direction that is opposite to that which ghosts that appear in drama usually take, in that the specter points to an impossible and barbaric future in which it is not possible to be hopeful anymore. Hydriotaphia or the Death of Dr. Browne: an Epic Farse about Death and Primitive Capital Accumulation, set in the 17th century, is a critique of the capitalist system of never-ending accumulation. Karl Marx’s Communist Manifesto and its maxim “everything that is solid melts into air” pervades the entire play. In Angels in America, I seek to argue that the masks of North American tragedy, discussed by Dan Vogel, are personified in Roy Cohn, in Harper, and in the angel, respectively. The playwright who affirms he does not believe in the possibility of hope anymore (either to be free or to be happy), paradoxically, writes plays in which there is always a light at the end of the tunnel, a moment in which everything can be changed-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectLiberdade-
Palavras-chave: dc.subjectTeatro político-
Título: dc.titleOs EUA em cena: liberdade como construto no teatro político de Tony Kushner-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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