Repensando o ensino regular noturno como escola pública para trabalhadores : o caminho de Angra dos Reis

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSemeraro, Giovanni-
Autor(es): dc.contributorCPF:22138307115-
Autor(es): dc.contributorhttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4795601J1-
Autor(es): dc.contributorFávero, Osmar-
Autor(es): dc.contributorCPF:02753766720-
Autor(es): dc.contributorhttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4783059E8-
Autor(es): dc.contributorRummert, Sonia Maria-
Autor(es): dc.contributorCPF:26512424700-
Autor(es): dc.contributorhttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4789861U3-
Autor(es): dc.contributorVargas, Sonia Maria de-
Autor(es): dc.contributorCPF:33847568787-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795689P6-
Autor(es): dc.creatorSantos, ênio José Serra dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:11:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:11:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2007-11-12-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/17576-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/765343-
Descrição: dc.descriptionCe travail s insere dans le context de la recherche pour une education de jeunes et adultes qui considére la condition de travailleurs de ses élèves. Il consiste en analiser les politiques et les pratiques qui ont rendu possible l implantation d une organisation curriculaire innovatrice pour l enseignement nocturne du réseau municipal de Angra dos Reis. Cette nouvelle organization curriculaire, dont les fondements théoriques suivaient la pédagogie de Paulo Freire, a été construite grâce à la maturation des dirigeants et des professionnels d enseignement favorisée par l établissement des instances de discussion fondées par le Secrétariat d Education pendant la gestion du Parti des Travailleurs. La recherche a été réalisée en analisant la formulation des politiques educacionaux et des pratiques engendrées par eux à partir de l observation participante de l auteur, qui faisait partie, à cette-époque-là, de l équipe de coordinateurs pédagogiques de l enseignement nocturne. En prenant comme point de repère la construction curriculaire des deux écoles pionnières dans l implantation du project, le travail a aussi examiné les sens que les sujets actifs du processus (les professionels d enseignement, les élèves, les dirigeants) ont attribué aux expériences vécues.-
Descrição: dc.descriptionInserido no contexto da busca por uma Educação de Jovens e Adultos que leve em conta a condição de trabalhador de seus educandos, este trabalho objetiva analisar as políticas e práticas que possibilitaram a implementação de uma grade curricular inovadora para o ensino regular noturno do Ensino Fundamental da rede municipal de Angra dos Reis. Resultante do processo de amadurecimento de dirigentes e profissionais do ensino, possibilitado pelas instâncias de discussão instauradas pela Secretaria Municipal de Educação ao longo de três gestões do Partido dos Trabalhadores, a nova organização curricular trazia como pressupostos teórico-metodológicos os fundamentos da pedagogia freiriana. A pesquisa foi realizada no âmbito da formulação de políticas educacionais e das práticas por elas engendradas, a partir da observação participante do autor, pertencente, à época, ao quadro de coordenadores pedagógicos do ensino noturno. Tendo como ponto de referência a construção curricular das duas escolas pioneiras na implantação do projeto, o trabalho também procurou examinar os sentidos que os sujeitos ativos do processo (profissionais do ensino, alunos e dirigentes) atribuíram às experiências vividas.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Educação-
Publicador: dc.publisherEducação-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação para o trabalho-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de adultos-
Palavras-chave: dc.subjectAngra dos Reis (RJ)-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleRepensando o ensino regular noturno como escola pública para trabalhadores : o caminho de Angra dos Reis-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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