Casa e vizinhança: modos de engajamento - cinema brasileiro contemporâneo e práticas moradoras

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMigliorin, Cezar Avila-
Autor(es): dc.contributorCastro, Teresa-
Autor(es): dc.contributorBaltar, Mariana-
Autor(es): dc.contributorCapistrano, Tadeu-
Autor(es): dc.contributorMesquita, Claudia Cardoso-
Autor(es): dc.contributorDubois, Philippe-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0697826970241904-
Autor(es): dc.creatorLima, Érico Oliveira de Araújo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:11:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:11:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-24-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-24-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/15459-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/765339-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa se faz na companhia de filmes brasileiros contemporâneos que elaboram suas formas a partir de uma implicação expressiva com os territórios filmados. O cinema se torna ato coengendrado a inúmeras outras tarefas envolvidas na elaboração do morar: a imagem é prática moradora que se articula a outras práticas moradoras. O morar é um gesto que pode concernir ao cinema, segundo distintos procedimentos, seja em trabalhos que salientam uma relação mais direta entre a imagem e a ação moradora no presente, seja na pesquisa de formas de compartilhamento com os sujeitos moradores e filmados, seja ainda no empenho em traçar estratégias imaginativas que especulam sobre o morar e são capazes de devolver à vida cotidiana uma potente energia, de matriz estética e política. Casa e vizinhança geram, a cada filme, distintas maneiras de se engajar no presente e no território. Por meio de uma operação de escuta, a empreitada da pesquisa se situa em perceber como os filmes flexionam essas palavras, que designam, inicialmente, espaços, lugares, em direção a perspectivas que engendram modos: de fazer cinema e de fazer morada, juntos e indissociáveis. As obras que nos fazem companhia são as seguintes: Casa da Vovó (2008), de Victor de Melo; Ficar me trouxe até aqui (2016), de Renata Cavalcante; Ela volta na quinta (2014) e Quintal (2015), de André Novais Oliveira; Europa (2011), Mauro em Caiena (2012) e A Festa e os Cães (2015), de Leonardo Mouramateus; A vizinhança do tigre (2014), de Affonso Uchoa; Na missão, com Kadu (2016), de Pedro Maia de Brito, Aiano Bemfica, Kadu Freitas; A cidade é uma só? (2011) e Branco sai preto fica (2014), de Adirley Queirós.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionCette recherche se concentre sur des films brésiliens contemporains dont l’élaboration formelle est fortement impliquée dans les territoires filmés. Le cinéma devient l’une des multiples facettes du geste d’habiter, de même que l'image se fait l’une d’entre autres pratiques d’habitation. Sous ce prisme, différentes composantes de l’acte d’habiter peuvent avoir affaire au cinéma, que ce soit dans des œuvres qui soulignent un rapport étroit entre l’image et le geste d’habiter dans le présent, ou bien dans la recherche de formes de partage avec les habitants filmés, ou encore dans la tentative d'élaborer des stratégies imaginatives capables de rendre à la vie quotidienne une puissance esthétique et politique particulière. Maison et voisinage donnent lieu, dans chacun des films, à des manières particulières d’engagement dans le présent et dans le territoire. Par le biais d’une opération d’écoute, la démarche de la recherche consiste à rendre compte de la manière dont les films plient ces mots, qui désignent initialement, des espaces, des lieux, vers une perspective qui engendre des formes : formes de faire du cinéma et de fabriquer le geste d’habiter, les unes indissociablement liées aux autres. Les œuvres qui nous mobilisent sont les suivantes : Casa da Vovó (2008), de Victor de Melo ; Ficar me trouxe até aqui (2016), de Renata Cavalcante ; Ela volta na quinta (2014) et Quintal (2015), d'André Novais Oliveira ; Europa (2011), Mauro em Caiena (2012) et A Festa e os Cães (2015), de Leonardo Mouramateus ; Na missão, com Kadu (2016), de Pedro Maia de Brito, Aiano Bemfica, Kadu Freitas ; A vizinhança do tigre (2014), d'Affonso Uchoa ; A cidade é uma só? (2011) et Branco sai preto fica (2014), d'Adirley Queirós.-
Descrição: dc.description238f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectMorada-
Palavras-chave: dc.subjectCasa-
Palavras-chave: dc.subjectVizinhança-
Palavras-chave: dc.subjectEngajamento-
Palavras-chave: dc.subjectCinema brasileiro-
Palavras-chave: dc.subjectCinema brasileiro-
Palavras-chave: dc.subjectCasa-
Palavras-chave: dc.subjectMoradia-
Palavras-chave: dc.subjectTerritório-
Palavras-chave: dc.subjectRelações sociais-
Palavras-chave: dc.subjectDemeure-
Palavras-chave: dc.subjectMaison-
Palavras-chave: dc.subjectVoisinage-
Palavras-chave: dc.subjectEngagement-
Palavras-chave: dc.subjectCinéma brésilien-
Título: dc.titleCasa e vizinhança: modos de engajamento - cinema brasileiro contemporâneo e práticas moradoras-
Título: dc.titleMaison et voisinage: manières d’engagement - cinéma brésilien contemporain et pratiques d’habitation-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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