Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Amorim, Paula Kapp | - |
Autor(es): dc.contributor | Carvalho, Clarice da Costa | - |
Autor(es): dc.contributor | Sampaio, Mirella Barreto | - |
Autor(es): dc.contributor | Amorim, Paula Kapp | - |
Autor(es): dc.creator | Muniz, Adriana Panizzi Campos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:11:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:11:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/29935 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/765335 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho de conclusão de curso trata da proteção social dada à criança e ao adolescente no Brasil, a partir da perspectiva sócia histórica. Tem por objetivo identificar como os processos de trabalho da Assistente Social, nos programas abrigos, podem fortalecer a construção da autonomia de crianças e adolescentes, com ênfase nos adolescentes que necessitam deixar a instituição de acolhimento em virtude da maioridade. Nesse contexto, o Serviço Social, orientado pelo projeto ético-político profissional, pode contribuir para o fortalecimento da autonomia através de uma ação guiada pela liberdade, pelo fortalecimento da cidadania e dos princípios democráticos. A assistente social articulada aos demais profissionais que compõem a equipe técnica, busca garantir os direitos infanto juvenis. A assistente social age a partir de um projeto profissional vinculado a um projeto de classe, com intenção ética e política associada aos princípios que defendem os Direitos Humanos e a luta de classe dos trabalhadores, numa perspectiva de superação da ordem do capital. Esta reflexão está embasada no estudo de caso de um jovem institucionalizado por seis anos no Abrigo Municipal de Rio das Ostras, através de pesquisa documental. A análise dos documentos em categorias subsidiou reflexões sobre a abordagem dos assistentes sociais e a possibilidade de fortalecer o processo de construção da autonomia de jovens em situação de acolhimento institucional, no que diz respeito a sua preparação e orientação dos projetos para a vida egressa. | - |
Descrição: dc.description | This final paper deals with the social protection given to children and adolescents in Brazil, from the socio-historical perspective. It aims to identify how the social worker's work procedure in shelter programs can strengthen the development of autonomous children and adolescents, with emphasis on adolescents who need to leave the shelter due to adulthood. In addition, Social Work has an advantaged place in the institution, and together with the other professionals who compose the technical team, it seeks to guarantee children and youth’s rights, especially family and community coexistence. The social worker acts from a professional project linked to a class project, with ethical and political intention associated with the principles defended by Human Rights and the working class social struggle, in a perspective of overcoming the capital order. Therefore, a case study of a young man institutionalized for six years was carried out at Municipal Shelter of Rio das Ostras in the interior of Brazil through documentary research. The documental analysis through categories supported reflections on the professional practice of social workers and the possibility of strengthening the process of boosting the autonomy of young people in a public shelter, with regard to their preparation and orientation to conduct personal projects post-shelte | - |
Descrição: dc.description | 89 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Rio das Ostras | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | ECA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Abrigo de criança e adolescente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autonomia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Serviço Social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Serviço Social | - |
Palavras-chave: dc.subject | ECA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Adolescente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Direitos humanos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Proteção à criança e ao adolescente | - |
Palavras-chave: dc.subject | ECA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Shelter child and adolescent | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autonomy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social Worker | - |
Título: dc.title | O trabalho do(a) assistente social e a construção da autonomia de crianças e adolescentes: um estudo de caso | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: