Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Camely, Nazira Correia | - |
Autor(es): dc.creator | Anjos, Fernanda Fernandes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:11:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:11:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/24178 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/765334 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho pretende estudar a Educação Popular enquanto movimento de resistência da América Latina e analisar o papel político-pedagógico desempenhado pelo Instituto de Formação Humana e Educação Popular (IFHEP), localizado em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. O objetivo principal deste estudo é demonstrar como iniciativas de EP, inseridas em contextos periféricos, contribuem para a democratização da educação e para a formação de uma identidade coletiva local. A pesquisa utiliza como exemplo o IFHEP e apresenta a sua história e trajetória na luta pela educação, além de suas ações educacionais e culturais com jovens da Zona Oeste do município. Contudo, para compreender a função e importância do IFHEP para a região, é indispensável conhecer a história do movimento de Educação Popular na América Latina, seu percurso no Brasil e os tensionamentos entre os movimentos sociais pela educação e os novos projetos de governos neoliberais, advindos da sociedade democrática. " | - |
Descrição: dc.description | His work pretends to study Popular Education as a resistance movement in Latin America and analyze the political-pedagogical role played by the Institute of Human Formation and Popular Education (IFHEP), located in Campo Grande, in the West Zone of Rio de Janeiro. The main objective of this study is to demonstrate how PE initiatives, inserted in peripheral contexts, contribute to the democratization of education and to the formation of a local collective identity. The research uses the IFHEP as an example and presents its history and trajectory in the struggle for education, in addition to its educational and cultural actions with young people from the West Zone of the municipality. However, to understand the role and importance of IFHEP for the region, it is essential to know the history of the Popular Education movement in Latin America, its trajectory in Brazil and the tension between social movements for education and the new projects of neoliberal governments, arising democratic society. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Federal Fluminense | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação popular | - |
Palavras-chave: dc.subject | América Latina | - |
Palavras-chave: dc.subject | IFHEP | - |
Palavras-chave: dc.subject | Campo Grande | - |
Palavras-chave: dc.subject | Zona Oeste-Rio de Janeiro | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação popular | - |
Palavras-chave: dc.subject | América Latina | - |
Palavras-chave: dc.subject | Movimento social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Popular education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Latin América | - |
Palavras-chave: dc.subject | IFHEP | - |
Palavras-chave: dc.subject | Campo Grande | - |
Palavras-chave: dc.subject | West Zone, Rio de Janeiro | - |
Título: dc.title | A Educação Popular como movimento de resistência: Um estudo de caso do Instituto de Formação Humana e Educação Popular, localizado em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: