A Educação Popular como movimento de resistência: Um estudo de caso do Instituto de Formação Humana e Educação Popular, localizado em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCamely, Nazira Correia-
Autor(es): dc.creatorAnjos, Fernanda Fernandes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:11:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:11:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-11-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-11-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/24178-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/765334-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho pretende estudar a Educação Popular enquanto movimento de resistência da América Latina e analisar o papel político-pedagógico desempenhado pelo Instituto de Formação Humana e Educação Popular (IFHEP), localizado em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. O objetivo principal deste estudo é demonstrar como iniciativas de EP, inseridas em contextos periféricos, contribuem para a democratização da educação e para a formação de uma identidade coletiva local. A pesquisa utiliza como exemplo o IFHEP e apresenta a sua história e trajetória na luta pela educação, além de suas ações educacionais e culturais com jovens da Zona Oeste do município. Contudo, para compreender a função e importância do IFHEP para a região, é indispensável conhecer a história do movimento de Educação Popular na América Latina, seu percurso no Brasil e os tensionamentos entre os movimentos sociais pela educação e os novos projetos de governos neoliberais, advindos da sociedade democrática. "-
Descrição: dc.descriptionHis work pretends to study Popular Education as a resistance movement in Latin America and analyze the political-pedagogical role played by the Institute of Human Formation and Popular Education (IFHEP), located in Campo Grande, in the West Zone of Rio de Janeiro. The main objective of this study is to demonstrate how PE initiatives, inserted in peripheral contexts, contribute to the democratization of education and to the formation of a local collective identity. The research uses the IFHEP as an example and presents its history and trajectory in the struggle for education, in addition to its educational and cultural actions with young people from the West Zone of the municipality. However, to understand the role and importance of IFHEP for the region, it is essential to know the history of the Popular Education movement in Latin America, its trajectory in Brazil and the tension between social movements for education and the new projects of neoliberal governments, arising democratic society.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação popular-
Palavras-chave: dc.subjectAmérica Latina-
Palavras-chave: dc.subjectIFHEP-
Palavras-chave: dc.subjectCampo Grande-
Palavras-chave: dc.subjectZona Oeste-Rio de Janeiro-
Palavras-chave: dc.subjectEducação popular-
Palavras-chave: dc.subjectAmérica Latina-
Palavras-chave: dc.subjectMovimento social-
Palavras-chave: dc.subjectPopular education-
Palavras-chave: dc.subjectLatin América-
Palavras-chave: dc.subjectIFHEP-
Palavras-chave: dc.subjectCampo Grande-
Palavras-chave: dc.subjectWest Zone, Rio de Janeiro-
Título: dc.titleA Educação Popular como movimento de resistência: Um estudo de caso do Instituto de Formação Humana e Educação Popular, localizado em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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