Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ribeiro, William de Goes | - |
Autor(es): dc.contributor | Marton, Silmara Lídia | - |
Autor(es): dc.contributor | Gomes, Rodrigo Lima Ribeiro | - |
Autor(es): dc.creator | Castro, Maria José Barros de Azevedo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:11:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:11:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-07-29 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/2049 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/765327 | - |
Descrição: dc.description | Este é um trabalho de observação e relatos sobre a prática do ensino, envolvendo o ambiente e a sociedade em que é produzido o conhecimento. De uma maneira geral, há uma sensação de insatisfação da prática docente. Hoje os métodos de ensino estão mais avançados, com livros didáticos mais atraentes, fitas de vídeo e outros equipamentos que colaboram na aprendizagem, mas em contrapartida há o desinteresse dos alunos. O professor hoje com a sociedade em transformação tem outros papéis sociais e políticos, principalmente na oposição à globalização que exclui e marginaliza comunidades tradicionais, como os indígenas, os quilombolas, caiçaras. A metodologia do atual trabalho está baseada na pesquisa bibliográfica com técnicas de observação e registros fotográficos. O objetivo foi identificar em projetos locais propostas empenhadas no ensino de ciências em uma perspectiva da interculturalidade. Conclui-se que há possibilidades de trabalho pedagógico na linha da pesquisa, porém ressalta-se que há contradições e desafios | - |
Descrição: dc.description | This is a work of observation and reports on the practice of teaching, involving the environment and society in which it is produced knowledge. In general, there is a feeling of dissatisfaction of teaching practice. Today the teaching methods are more advanced, with more attractive textbooks, videotapes and other equipment that collaborate on learning, but on the other hand there is the lack of interest of students. The teacher today with the changing society has other social roles and politicians, especially in opposition to globalization that excludes and marginalizes traditional communities, such as indigenous, the quilombos, caiçaras. The current work methodology is based on literature with techniques of observation and photographic records. The objective was to identify local projects proposed involved in science education in a perspective of interculturalism. It is concluded that there are pedagogical work possibilities in the line of research, but it emphasizes the contradictions and challenges | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Angra dos Reis | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Multiculturalidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências | - |
Palavras-chave: dc.subject | Diversidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática pedagógica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Ciências | - |
Palavras-chave: dc.subject | Multiculturality | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sciences | - |
Palavras-chave: dc.subject | Diversity | - |
Título: dc.title | Ensino de Ciências: sujeito, interculturalidade e diferença | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: