Ensino de Ciências: sujeito, interculturalidade e diferença

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRibeiro, William de Goes-
Autor(es): dc.contributorMarton, Silmara Lídia-
Autor(es): dc.contributorGomes, Rodrigo Lima Ribeiro-
Autor(es): dc.creatorCastro, Maria José Barros de Azevedo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:11:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:11:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-07-29-
Data de envio: dc.date.issued2016-07-29-
Data de envio: dc.date.issued2016-07-29-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/2049-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/765327-
Descrição: dc.descriptionEste é um trabalho de observação e relatos sobre a prática do ensino, envolvendo o ambiente e a sociedade em que é produzido o conhecimento. De uma maneira geral, há uma sensação de insatisfação da prática docente. Hoje os métodos de ensino estão mais avançados, com livros didáticos mais atraentes, fitas de vídeo e outros equipamentos que colaboram na aprendizagem, mas em contrapartida há o desinteresse dos alunos. O professor hoje com a sociedade em transformação tem outros papéis sociais e políticos, principalmente na oposição à globalização que exclui e marginaliza comunidades tradicionais, como os indígenas, os quilombolas, caiçaras. A metodologia do atual trabalho está baseada na pesquisa bibliográfica com técnicas de observação e registros fotográficos. O objetivo foi identificar em projetos locais propostas empenhadas no ensino de ciências em uma perspectiva da interculturalidade. Conclui-se que há possibilidades de trabalho pedagógico na linha da pesquisa, porém ressalta-se que há contradições e desafios-
Descrição: dc.descriptionThis is a work of observation and reports on the practice of teaching, involving the environment and society in which it is produced knowledge. In general, there is a feeling of dissatisfaction of teaching practice. Today the teaching methods are more advanced, with more attractive textbooks, videotapes and other equipment that collaborate on learning, but on the other hand there is the lack of interest of students. The teacher today with the changing society has other social roles and politicians, especially in opposition to globalization that excludes and marginalizes traditional communities, such as indigenous, the quilombos, caiçaras. The current work methodology is based on literature with techniques of observation and photographic records. The objective was to identify local projects proposed involved in science education in a perspective of interculturalism. It is concluded that there are pedagogical work possibilities in the line of research, but it emphasizes the contradictions and challenges-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherAngra dos Reis-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectMulticulturalidade-
Palavras-chave: dc.subjectCiências-
Palavras-chave: dc.subjectDiversidade-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia-
Palavras-chave: dc.subjectPrática pedagógica-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Ciências-
Palavras-chave: dc.subjectMulticulturality-
Palavras-chave: dc.subjectSciences-
Palavras-chave: dc.subjectDiversity-
Título: dc.titleEnsino de Ciências: sujeito, interculturalidade e diferença-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.