Desenvolvimento de um jogo mobile para ensino de segurança da informação utilizando flutter

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMachado, Raphael Carlos Santos-
Autor(es): dc.contributorAlbuquerque, Carlos-
Autor(es): dc.contributorBento, Lucila-
Autor(es): dc.contributorGheventer, André-
Autor(es): dc.creatorFrydman, Daniela David-
Autor(es): dc.creatorBueno, Natan de Miranda-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:11:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:11:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-21-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-21-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/30492-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/765322-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho de conclusão de curso tem como tema principal a gamificação como ferramenta de ensino com foco na área de segurança da informação e o objetivo desta pesquisa é apresentar além da importância do tema central, a caracterização do processo de desenvolvimento da aplicação resultante deste estudo, as ferramentas utilizadas e o resultado alcançado. O tema é relevante pois com a gamificação os usuários permanecem em um ambiente virtual onde podem aprender de uma forma lúdica e dinâmica. Utilizamos ferramentas inovadoras e apoiadas por uma comunidade crescente e para isso exploramos e nos aprofundamos nas documentações destas tecnologias para aplicação técnica e como resultado temos uma aplicação funcional com conteúdo de ensino gamificado e preparada para receber novas fases e gerenciamento por grupo de usuários por líderes, professores ou gestores corporativos. O aplicativo desenvolvido a partir deste trabalho está disponível para dispositivos com sistema móvel Android na plataforma Google Play com o título Aprendendo Seg. da Informação, acessível através do link <https://play.google.com/store/apps/details?id=com.learning.information.security.game>-
Descrição: dc.descriptionThis course conclusion work has as its main theme gamification as a teaching tool with a focus on information security and the objective of this research is to present, in addition to the importance of the central theme, the characterization of the application development process resulting from this study, the tools used and the result achieved. The theme is relevant because through gamification, users remain in a virtual environment where they can learn in a playful and dynamic way. We use innovative tools supported by a growing community and for that we explore and delve into the documentation of these technologies for technical application and as a result we have a functional application with gamified teaching content and prepared to receive new phases and management by user group by leaders, teachers or corporate managers. The application developed from this work is available for devices with Android mobile system on the Google Play platform under the title Aprendendo Seg. da Informação, accessible through the link <https://play.google.com/store/apps/details?id=com.learning.information.security.game>-
Descrição: dc.description79 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectGamificação-
Palavras-chave: dc.subjectFlutter-
Palavras-chave: dc.subjectDart-
Palavras-chave: dc.subjectSegurança-
Palavras-chave: dc.subjectRPG-
Palavras-chave: dc.subjectSegurança da informação-
Palavras-chave: dc.subjectJogo em educação-
Palavras-chave: dc.subjectAplicativo móvel-
Palavras-chave: dc.subjectRPG (Jogos de fantasia)-
Palavras-chave: dc.subjectGamification-
Palavras-chave: dc.subjectSecurity-
Título: dc.titleDesenvolvimento de um jogo mobile para ensino de segurança da informação utilizando flutter-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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