Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Machado, Bianca da Cunha | - |
Autor(es): dc.contributor | Costa, Cauê Torres de Oliveira Guedes | - |
Autor(es): dc.contributor | Costa, Leonardo Moreira da | - |
Autor(es): dc.creator | Conceição, Alfredo Weberton Lopes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:11:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:11:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/22938 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/765307 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho apresenta um panorama histórico da divulgação científica no Brasil e a relevância do bacharel em Química na divulgação da Química para a construção de uma percepção pública favorável dessa ciência. O estudo consistiu em uma pesquisa qualitativa e exploratória através do levantamento bibliográfico sobre o desenvolvimento da divulgação científica no Brasil no âmbito da Química e a atuação dos profissionais da Química nesse contexto. Pode ser concluído que é necessário um esforço conjunto entre as sociedades científicas da área, os poderes público e privado, as universidades e centros de pesquisa para manterem os projetos existentes e promoverem novos projetos para a divulgação da ciência e que o profissional da Química é fundamental na divulgação da Química, pelos seus conhecimentos específicos e a presença da Química na história da ciência. Quanto a formação do bacharel em Química pelo Instituto de Química da Universidade Federal Fluminense concluiu-se que o curso deve promover discussões sobre a atuação desse profissional na divulgação científica, tanto como participante quanto como promotor de atividades e que a percepção favorável da Química pela sociedade depende dessa atuação. | - |
Descrição: dc.description | This work presents an historic outlook of scientific divulgation in Brazil and the Chemistry Bachelor’s relevancy for Chemistry divulgation as a way to create a favorable public view of this science. The study consists of a qualitative and exploratory research through a bibliographic survey of scientific divulgation, in the Chemistry’s scope, development in Brazil and the actions of Chemistry professionals in this context. We can conclude that we needed a joint effort between scientific society, public and private powers, universities and research centers to maintain existing projects in scientific divulgation as well as to develop new one, and we also conclude that the Chemistry professionals are fundamental for Chemistry divulgation thanks to their specific knowledge and the part that Chemistry plays in the history of science. As for the education provided for Chemistry Bachelor in Federal Fluminense University’s Chemistry Institute, we conclude that the undergraduate course must promote discussions about how this professional can act in the scientific divulgation area, both as a participant and as an activity prompter, and about how Chemistry favorable perception depends on this action as promoters of scientific divulgation. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação Científica | - |
Palavras-chave: dc.subject | História da Ciência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Química | - |
Palavras-chave: dc.subject | Química | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professor | - |
Palavras-chave: dc.subject | Divulgação científica | - |
Palavras-chave: dc.subject | História da Ciência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Scientific communication | - |
Palavras-chave: dc.subject | History of Science | - |
Palavras-chave: dc.subject | Chemistry | - |
Título: dc.title | Os desafios do profissional de química na divulgação científica: historicidade frente ao presente complexo | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: