O ensino de ciências na educação infantil: a importância da constante formação do professor

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRabelo, Amanda Oliveira-
Autor(es): dc.contributorReis, Maria Amélia Gomes de Souza-
Autor(es): dc.contributorSouza, Cristiana Callai de-
Autor(es): dc.contributorMiranda, Jean Carlos-
Autor(es): dc.creatorCassimiro, Ana Carla Souza da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:11:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:11:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-31-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-31-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/27777-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/765305-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho tem como foco propor uma reflexão acerca da importância do ensino de Ciências na Educação Infantil, salientando também a importância da constante formação dos professores para o processo de aprendizagem dos alunos no âmbito dos conhecimentos científicos naturais e biológicos. Partimos de uma revisão bibliográfica a desembocar em uma pesquisa quantitativa e qualitativa com os docentes das escolas municipais de Santo Antônio de Pádua- RJ, através da aplicação de um questionário, que irá abordar sobre a formação do professor, além da estrutura do ensino de Ciências no município, na modalidade da Educação Infantil. A pesquisa foi realizada em 01 creche e 09 escolas que oferecem a modalidade da Educação Infantil, nas etapas do pré I e pré II, onde de um total de 29 questionários enviados para as professoras, foram respondidos 21. A pesquisa nos levou a entender e compreender como o ensino de Ciências é desenvolvido no município de Santo Antônio de Pádua, além de proporcionar a oportunidade de ouvir as docentes sobre a importância da constante formação do professor. Os questionários nos revelaram que o ensino de Ciências ofertado, parte em grande parte de questões ambientais, animais, corpo humano e de identidade, entendemos que esses conteúdos são ofertados a partir do cumprimento do currículo, ao qual as professoras seguem e desenvolvem também. Quanto ao processo de formação docente, as professoras foram unânimes em salientar a importância desse processo, como fundamental para uma pratica educativa efetiva e que possa trazer benefícios para o seu trabalho, influenciando também positivamente no ensino dos alunos. Por fim concluímos que o Ensino de Ciências deve levar a formação de cidadãos reflexivos e engajados com a cidadania e com a preservação do mundo em que vivem, sendo importante levar em consideração o local de origem, a cultura e as experiências dos alunos.-
Descrição: dc.descriptionThis work focuses on proposing a reflection on the importance of science teaching in Early Childhood Education, also emphasizing the importance of constant teacher training for the students’ learning process within the scope of natural and biological scientific knowledge. We start from a bibliographic review to lead to a quantitative and qualitative research with teachers of municipal schools in Santo Antônio de Pádua-RJ, through the application of a questionnaire which addresses teacher training, in addition to the structure of science teaching in Early Childhood Education in the city. The research was carried out in one (01) day care center and nine (09) schools that offer Early Childhood Education, in the Pre-I and Pre-II stages. Out of a total of 29 questionnaires sent to the teachers, 21 were answered. The research led us to understand how science teaching is developed in the municipality of Santo Antônio de Pádua as well as providing the opportunity to listen to teachers about the importance of constant teacher training. The questionnaires revealed that the science teaching is largely based on environmental, animal, human body and identity issues, and offered from the fulfillment of the curriculum, which the teachers follow and also develop. As for the teacher training process, the teachers were unanimous in emphasizing its importance as fundamental for an effective educational practice that can bring benefits to their work, also positively influencing the students’ learning. Finally, we conclude that Science teaching should lead to the education of reflective citizens who are engaged with citizenship and with the preservation of the world where they live, being important to take into account the place of origin, the culture and the experiences of the students.-
Descrição: dc.description129 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Infantil-
Palavras-chave: dc.subjectCiências-
Palavras-chave: dc.subjectProfessor-
Palavras-chave: dc.subjectFormação Continuada-
Palavras-chave: dc.subjectCuriosidade-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectChild education-
Palavras-chave: dc.subjectScience-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher-
Palavras-chave: dc.subjectContinuing Education-
Palavras-chave: dc.subjectCuriosity-
Título: dc.titleO ensino de ciências na educação infantil: a importância da constante formação do professor-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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