Avaliando a relevância do estágio na formação superior em Ciência da Computação na UFF

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCafezeiro, Isabel-
Autor(es): dc.contributorMonteiro, Rodrigo S.-
Autor(es): dc.contributorGargano, Leonardo-
Autor(es): dc.creatorMachado, Hiago Bezerra de Souza-
Autor(es): dc.creatorStief, Jorge Thiago Monteiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:11:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:11:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-19-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/32294-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/765304-
Descrição: dc.descriptionEste estudo investiga a importância do estágio na formação superior em Ciência da Computação na Universidade Federal Fluminense (UFF). Com o rápido avanço tecnológico, a demanda por profissionais qualificados em computação tem aumentado significativamente. Nesse contexto, estágios tornaram-se uma parte crucial da formação acadêmica, oferecendo aos estudantes a oportunidade de aplicar seus conhecimentos teóricos em ambientes práticos. Este é um trabalho reflexivo, baseado em metodologia científica reflexiva, e portanto, as vivências dos autores determinam o fluxo da pesquisa. Ao final deste estudo, espera-se fornecer uma visão dos problemas enfrentados pelos estudantes de Ciência da Computação ao se depararem com contradições entre uma formação voltada para atender as demandas do mercado de trabalho e uma formação voltada para o desenvolvimento da pesquisa científica. Pretendemos argumentar no sentido de buscar um meio termo, um equilíbrio adequado entre ambos lados de forma a melhorar a formação e vida profissional do aluno de graduação de Ciência da Computação-
Descrição: dc.descriptionThis study investigates the significance of internships in the undergraduate education of Computer Science students at the Universidade Federal Fluminense (UFF). With the rapid technological advancement, the demand for qualified computing professionals has increased significantly. In this context, internships have become a crucial part of academic training, providing students with the opportunity to apply their theoretical knowledge in practical settings. The aim of this work is to reflect on how internship experiences contribute to the professional development of Computer Science students at UFF, considering relevant legislation, situations presented in the literature, and experiences encountered by the authors throughout their education. By the end of this study, we hope to provide insight into the challenges faced by Computer Science students when dealing with the dichotomy between an education focused towards meeting the demands of the job market and an education focused on scientific research development. We intend to argue towards finding a middle ground, a suitable balance between both sides, aiming to enhance the education and professional life of undergraduate Computer Science students-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEstágio Curricular Não Obrigatório-
Palavras-chave: dc.subjectCiência da Computação-
Palavras-chave: dc.subjectFormação superior-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Palavras-chave: dc.subjectFormação profissional-
Palavras-chave: dc.subjectCiência da computação-
Palavras-chave: dc.subjectHigher Education-
Palavras-chave: dc.subjectNon-Mandatory Curricular Internship-
Palavras-chave: dc.subjectComputer Science-
Título: dc.titleAvaliando a relevância do estágio na formação superior em Ciência da Computação na UFF-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.